Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A conquista da Copa do Brasil de 2013

      Na coluna desta semana, vou recordar o tricampeonato da Copa do Brasil conquistado em 2013. O Flamengo também venceu a competição em 1990 e 2006.
        A seguir, vou relembrar passo a passo a conquista de 2013, que teve como destaque o desempenho de Léo Moura, Chicão (Samir), Wallace, André Santos, Elias, Luiz Antônio, Rafinha. Paulinho, Hernane.
        O Flamengo estreou na competição sob o comando de Jorginho vencendo o Remo por 1 a 0 no jogo de ida no Pará (gol de Rafinha). No jogo de volta no Raulino de Oliveira em Volta Redonda, o Mengão derrotou o time paraense por 3 a 0 com três gols de Hernane.
Na fase seguinte, o Flamengo enfrentou o Campinense. O time rubro-negro ganhou o primeiro jogo por 2 a 1 com dois golaços de falta de Renato Abreu. No jogo de volta, o Flamengo venceu pelo mesmo placar. A torcida fez linda festa em Juiz de Fora! Léo Moura cruzou na área do time paraibano, a zaga tentou cortar, mas marcou um gol contra. A equipe paraibana empatou. No segundo tempo, em linda troca de passes entre Rodolfo, Luiz Antônio, Elias e o estreante Paulinho, Elias deu um sem-pulo e desempatou, marcando um golaço. O Fla pode não ter feito uma partida brilhante, mas se classificou para enfrentar o Asa de Arapiraca na terceira fase da competição.
Não contando mais com Renato Abreu e sob o comando de Mano Menezes, já que Jorginho foi demitido pelo péssimo desempenho no Brasileiro, o Mengão venceu o time alagoano no jogo de ida por 2 a 0 com gols de Marcelo Moreno e Nixon. No jogo de volta, o Mengão ganhou por 2 a 1. Abriu o placar com Elias na primeira etapa e levou um gol do ASA no segundo tempo. Marcelo Moreno, de cabeça, marcou o gol da vitória rubro-negra aproveitando cruzamento de Bruninho.  
Nas oitavas de final, o Mengão enfrentou o Cruzeiro, um dos favoritos ao título, e a classificação foi duríssima. Na partida de ida no Mineirão, o Flamengo perdeu para o time mineiro por 2 a 1, com o gol do Flamengo sendo marcado pelo criticado Carlos Eduardo, aproveitando o rebote de um chute de Marcelo Moreno, que contou com a falha do zagueiro do Cruzeiro Dedé na jogada. Vale destacar também grandes defesas de Felipe, que evitaram que uma vitória cruzeirense por placar maior.  O Flamengo precisava vencer o líder do Brasileiro no jogo de volta no Maracanã. E conseguiu. Contando com o apoio da Nação, o Rubro-Negro derrotou o Cruzeiro por 1 a 0 na raça com gol de Elias, que mesmo machucado, foi o melhor em campo. Rafinha e Paulinho também atuaram bem.
Mas no Brasileiro a situação do Flamengo estava muito complicada com o time correndo risco de rebaixamento. Depois que o Fla perdeu para o Atlético-PR por 4 a 2, Mano Menezes pediu demissão num misto de covardia e incompetência. Jayme de Almeida Filho assumiu o cargo de treinador rubro-negro, o que foi fundamental para a conquista da Copa do Brasil de 2013 e a permanência do Mengão na Série A. Depois de comandar o time como interino em alguns jogos, Jayme foi efetivado como técnico rubro-negro exatamente nas quartas de final da Copa do Brasil contra o Botafogo. No primeiro jogo, Flamengo e Bota empataram em 1 a 1. André Santos marcou o gol do Fla após cruzamento de Paulinho e Edilson fez o gol do alvinegro.
No jogo de volta, festa rubro-negra no dia do aniversário de Léo Moura. O camisa 2 foi um dos destaques na incontestável goleada por 4 a 0 na partida contra o Botafogo. Léo, Paulinho e Hernane tiveram estrela. Jayme, técnico do Fla, também. Jogada de mestre colocar Paulinho junto com André Santos no lado esquerdo. Deu uma velocidade incrível ao time. Só não precisava ter escalado Carlos Eduardo, que perdeu gol feito. Ainda bem que o Hernane foi decisivo. André Santos cobrou falta e Hernane estava no lugar certo e abriu o placar. A parceria entre André e o camisa 9 rubro-negro deu certo mais uma vez e Hernane ampliou a vantagem do Flamengo no placar. No segundo tempo, o domínio rubro-negro continuou. Hernane marcou mais um e Léo Moura marcou o quarto de pênalti. Festa da Nação que lotou o Maraca, reverenciou Léo Moura e mais uma vez empurrou e embalou onze jogadores vestidos de vermelho e preto com cânticos mágicos. Baile de Paulinho e Hernane para o capitão rubro-negro.
Na semifinal da competição, o adversário do Mengão foi o Goiás. No primeiro jogo no Serra Dourada, Paulinho fez boa tabela com André Santos e abriu o placar com um golaço. Vitor empatou para o Goiás e Chicão garantiu a vitória do Fla com gol de falta. Na partida de volta no Maracanã, Sacha abriu o placar para o time goiano. Após boa troca de passes com Elias, Hernane empatou com um golaço de cobertura. Elias marcou um golaço de fora da área e garantiu a virada e a vaga rubro-negra na final.
O Flamengo disputou o título com o Atlético-PR. No jogo de ida em Curitiba empate em 1 a 1. No início do primeiro tempo, o time do Flamengo ficou desatento e levou o gol em um míssil de Marcelo Cirino, mas Amaral empatou com outro chutão. Vibrei muito. Gostei muito das atuações de Amaral, Samir e Wallace. Deram muita segurança à defesa do Flamengo. O segundo substituiu muito bem o experiente Chicão. 
Que festa linda na segunda partida da final no Maracanã! A Nação lotou o estádio. O time rubro-negro fez bonito e venceu o Atlético-PR por 2 a 0. O empate em 0 a 0 dava o título ao Mengão, mas um gol do Atlético poderia mudar tudo e os gols demoraram a sair deixando a torcida tensa.  Elias, Luiz Antônio, Hernane, Paulinho e Samir tiveram grande atuação na finalíssima. Paulinho deu lindo drible no jogador do time paranaense e tocou para Elias abrir o placar no fim do jogo. Explodi e chorei de alegria e alívio. Hernane marcou o lindo segundo gol do Mengão após receber passe de Luiz Antônio já nos acréscimos e foi o artilheiro da competição com oito gols. Gritei com toda a torcida mesmo na frente da TV da minha casa: “É campeão!” “Tricampeão!” Vaga na Libertadores de 2014 garantida. !
Vitória da superação de Felipe e de Amaral, da experiência do capitão Léo Moura, da classe de Elias, do futebol de Paulinho, dos gols de falta de Chicão, da pontaria de Hernane e de Jayme de Almeida, que injetou sangue rubro-negro em um time desacreditado e o levou a derrotar Botafogo, Goiás e o rubro-negro paranaense. Que emoção ver o Léo Moura levantando a taça e o time dando a volta olímpica! Valeu por essa imensa alegria de recordar a conquista de mais um título nacional, Mengão!

Fontes:





Nenhum comentário: