Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Henrique Frade

       Henrique Frade nasceu em 3/8/1934 e, segundo o livro 100 anos de bola, raça e paixão, de Paschoal Ambrósio Filho, Arturo Vaz e Celso Júnior, marcou 216 gols em 412 jogos pelo Flamengo entre 1954 e 1963, sendo o terceiro maior artilheiro da história do Clube. Era um camisa 9 clássico.
.Henrique veio para o Flamengo em 1954 e marcou seu primeiro gol pelo Flamengo num Fla-Flu realizado no mesmo ano em que o Mengão venceu por 5 a 2 (gols de Rubens, Índio, Henrique Frade , Genuíno e Evaristo de Macedo), conquistando o título do Torneio Internacional de Verão desse ano. (Fonte: www.flaestatística.com).
Henrique jogou o Torneio Rio-São Paulo de 1954 , 1955 e 1956 , além de vários amistosos.
Porém, Henrique não jogou nenhum jogo do Carioca de 1954 e 1955 e ficou na reserva.   Em abril de 1956, o Flamengo conquistou seu segundo tri carioca ( 1953-1954 e 1955 ) ao vencer o América por 4 a 1 no terceiro jogo da final com um gol de Duca e três gols de Dida.
Em 1956, num amistoso em que o Flamengo enfrentou o Sportklubenn Bann, pequeno clube norueguês, e o goleou por 12 a 1. Henrique marcou quatro gols. Babá, Evaristo e Rubens fizeram dois gols cada um.
         Segundo Ruy Castro, em 1957,  no livro O vermelho e o Negro (p. 81 do meu e-book), Fleitas Solich armou um ataque tão demolidor quanto o do segundo tri carioca: Joel, Moacir, Henrique, Dida e Zagallo, um dos mais fortes da história do Flamengo Henrique se firma como titular. .A partir da segunda metade da década de 50, Henrique começou a aparecer para a torcida do Mengão e conquistá-la  por ser um bom centroavante, artilheiro nato e ter muita raça. Mas  entre todos os cinco atacantes rubro-negros citados acima apenas Henrique não foi convocado para Copa de 1958 na Suécia, a primeira vencida pelo Brasil. Vale destacar que Babá também foi companheiro de Henrique no ataque rubro-negro.
     Porém , em 1959, Henrique fez o segundo gol do Brasil em uma partida contra a Inglaterra no Maracanã. Henrique fez quatro jogos e marcou dois gols pela Seleção entre 1959 e 1961.
Em 1958, o Flamengo fez boa campanha no Torneio-Rio São Paulo, mas acabou ficando em segundo lugar. Vale destacar algumas vitórias rubro-negras na competição . O Flamengo derrotou o São Paulo por 3 a 2 (com dois gols de Babá e um de Henrique para o Fla), venceu a Portuguesa por 4 a 2 (com gols de Henrique, Moacir, Babá e Luís Carlos), ganhou do Santos por 3 a 2 : o Santos saiu na frente com gols de Pepe e Pelé, mas o Mengão virou o jogo com gols de Henrique Frade, Dida e Duca. O Flamengo ainda goleou o Palmeiras por 6 a 2 com quatro gols de Henrique e dois de Dida.
    Em 1959, o Flamengo disputou o Torneio Hexagonal de Lima no Peru. No primeiro jogo, o time perdeu para o Peñarol por 2 a 0. Mas o Fla reagiu e venceu o Universitário de Lima por 2 a 0 com gols de Henrique e Moacir na segunda partida. No terceiro jogo, o Mengo derrotou o Colo Colo por 4 a 2 com um gol de Luís Carlos, um de Moacir e dois de Babá. Na quarta partida, o Fla venceu o River Plate por 4 a 1 com um gol de Luís Carlos, dois gols de Henrique e um de Babá e se classificou para a decisão contra o Alianza de Lima. Nesse jogo, o time peruano fez 3 a 0 aos nove minutos do segundo tempo. Mas o Mengão reagiu e fez quatro gols em oito minutos. Manuelzinho marcou três gols e um minuto após o empate Henrique fez o gol da virada e da conquista do título.
     No mesmo ano, Henrique foi artilheiro do Torneio Rio São Paulo com nove gols. Henrique marcou na vitória de 2 a1 contra a Portuguesa (Luís Carlos abriu o placar para o Fla e o camisa nove rubro-negro fez o segundo), na derrota de virada por 3 a 2 para o Santos (gols de Henrique e Dida para o Fla e de Pagão, Pelé e Pepe para o Peixe), na goleada de 7  a 2 contra o América (um gol de Babá, um de Dida, três de Henrique e dois de Luís Carlos, no chocolate de 5 a 1 contra o Corínthians (três gols de Henrique, um de Luis Carlos e um de Roberto para o Flamengo) e na vitória por 2 a 0 contra o Flu (gols de Henrique e Dida. Mas o Fla ficou em terceiro lugar na competição.
     Porém em  1961, a história foi outra: o Flamengo conquistou o Torneio Rio São Paulo. Em uma campanha de altos e baixos, e contando com craques como Joubert, Jordan, Gérson, Carlinhos, Dida, Henrique Frade e Joel, o Mengão venceu o São Paulo por 2 a 1 (gols de Dida e Babá) e o Palmeiras por 3 a 2 (com dois gols de Dida e um de Henrique Frade), mas perdeu para o Santos, Flu e Bota. Porém, o Flamengo reagiu e venceu a Portuguesa por 2 a 0 (gols de Dida e Babá), o América por 2 a 1 (gols de Carlinhos e Gérson), o Vasco também por 2 a 1 (gols de Gérson e Babá), o Palmeiras por 3 a 1 ( gols de Joel, Dida e Gerson ) e o Santos (desfalcado de Pelé ) por 5 a 1 (três gols de Gerson e dois de Dida). Na final contra o Corinthians, o Flamengo ganhou por 2 a 0, gols de Joel e Dida ,que marcou o segundo após o cruzamento  de Henrique,  sagrando-se campeão do Torneio. Com oito anos, Zico assistiu à decisão no Maracanã.
      Em 1963, Henrique deixou o Flamengo e foi para o Nacional do Uruguai, conquistando o Campeonato Uruguaio e o Torneio Competencia no mesmo ano.
       Em 1964, Henrique foi para a Portuguesa (SP) e passou a ser chamado de Henrique Frade porque a equipe paulista tinha um lateral esquerdo Henrique Pereira, sendo necessário usar o sobrenome para diferenciar os dois.
     Henrique Frade ficou na Lusa até 1965, quando foi para o Atlético-MG. Mas em 1966, o atacante voltou para a Portuguesa e também jogou pelo Formiga Esporte Clube, atuando como jogador até o ano seguinte .
    Desde 1997, Henrique teve problemas de locomoção devido a uma fratura mal calcificada em uma de suas pernas. Henrique faleceu em 2004.
     Gostei muito de pesquisar sobre a história de Henrique Frade, um dos maiores ídolos e artilheiros da história rubro-negra.
 Fontes:
http://www.flaestatistica.com/jogadores.html
Assaf, Roberto e Martins, Clóvis. Almanaque do Flamengo. São Paulo. Editora Abril : 2001..
Castro, Ruy. O vermelho e o negro. Edição revista e ampliada. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Vaz, Arturo e Júnior, Celso. Acima de tudo rubro-negro: a história do C. R Flamengo. Rio de Janeiro: Paju Editora, 2008.
————— e  Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.

Agradeço também a ajuda de Bruno Lucena.



Nenhum comentário: