Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 24 de março de 2015

Fábio Baiano

     Fábio da Silva Moraes, mais conhecido como Fábio Baiano, nasceu em Feira de Santana no dia 22/04/1975 e jogou 231 pelo Flamengo marcando 41 gols com o Manto Sagrado. O jogado  teve quatro passagens pela Gávea: a primeira entre junho de 1992 e fevereiro de 1996, a segunda entre 1997 e 1998 ,  a terceira e mais marcante entre o fim de 1998 e meados de 2000 e a quarta entre 2002 e 2004.
        Nas duas primeiras passagens, Fábio Baiano atuou como lateral direito,  mas era muito criticado pela torcida . Mesmo assim, conquistou a Taça GB de 1995 com o Flamengo vencendo o Botafogo por 3 a 2 na final em noite de Romário. O Baixinho fez 2 a 0 no primeiro tempo, mas na segunda etapa o Bota empatou com dois gols de Adriano. Mas o jogador do Bota Márcio Theodoro errou um passe e deu a bola no pé de Romário, que marcou o gol da vitória do Fla.
 Em 1996, o lateral foi para o Juventude (RS), mas voltou para o Mengão no ano seguinte. Em 1997, o Flamengo ganhou a Copa dos Campeões Mundiais. No primeiro jogo da competição, o Mengo empatou em 0 a 0 com o Santos; no segundo, empatou com o São paulo em 2 a 2 e no terceiro, derrotou o Grêmio por 4 a 2. O Fla decidiu o título contra o São paulo venceu o jogo por 1 a 0 (gol de Iranildo). Apesar de jovem, o time atuou muito bem A zaga — formada por Junior Baiano e Fabiano — se portou de forma impecável na final. Lúcio e Iranildo também foram destaque na competição.
       Em fevereiro de 1998, Fábio Baiano foi para o Bahia e conquistou o Campeonato Baiano,  mas voltou para o Flamengo no fim do mesmo ano.
     Na terceira passagem pelo Flamengo, junto com nomes como Athirson, Beto e Reinaldo, Fábio Baiano ajudou o Flamengo a conquistar dois títulos cariocas (1999 e 2000) e a Copa Mercosul em 1999. Em 1999, Fábio Baiano jogou como lateral no Carioca, mas na competição sul-americana atuou com muita raça como meia, posição em que também jogou na conquista do Estadual de 2000.
Em 1999, o Flamengo ganhou a Taça Guanabara. O adversário foi o Vasco, que entrou de salto alto, por achar que ganharia com a vantagem do empate. Doce ilusão. Não suportaram a raça do maior time do mundo. Athirson — aproveitando o passe de Iranildo numa jogada que fez jus à tradição rubro-negra pela garra e categoria — abriu o placar no início do jogo e Romário ampliou com um belo gol de canhota minutos depois. O adversário ainda diminuiu numa cabeçada de Odivan e tentou empatar, mas o Mengão soube segurar o resultado. Nada melhor do ganhar o primeiro turno de forma invicta. Mas a festa estava só começando: o Mengão conquistou o Campeonato Estadual, vencendo o Vasco, que tinha ganhado o segundo turno. No primeiro jogo, o resultado foi 1 a 1 graças ao gol de peixinho de Fábio Baiano e às defesas salvadoras do goleiro Clemer. No segundo jogo, Rodrigo Mendes cobrou bem a falta sofrida por Caio e fez o gol do título, deixando o goleiro Carlos Germano parado e a torcida rubro-negra enlouquecida. O placar poderia ter sido maior, mas o juiz anulou um gol de Beto, alegando impedimento. Mesmo com os desfalques de Iranildo, Leandro Machado e Romário o time rubro-negro mostrou muita raça. E ganhar no peito e na raça, honrando as tradições rubro-negras, é bom demais!! O técnico rubro-negro era Carlinhos.
Outra conquista importante em 1999 foi a Copa Mercosul. Fábio Baiano marcou em alguns jogos. Na primeira fase na competição, o Flamengo venceu o Colo Colo por 4 a 0 jogando fora de casa com dois gols de Rodrigo Mendes, um de Romário e outro de Fábio Baiano. Pela segunda fase da Mercosul, Fábio Baiano abriu o placar contra o Independiente. O juiz expulsou dois jogadores do Fla sem motivo e os argentinos empataram a partida , mas na raça o Mengão segurou o resultado mesmo com a enorme pressão dos adversários. No jogo de volta no Maracanã mesmo sem vários titulares, o Flamengo venceu o Independiente por 4 a 0 com dois gols de Leandro Machado, um de Fábio Baiano e outro de Romário, classificando-se para a semifinal contra o Peñarol.
Após a desclassificação no Brasileiro  com derrota para o Juventude por 3 a 1, Romário, Fábio Baiano, Marcelo e Leandro Machado escaparam da concentração e foram a uma festa em Caxias do Sul. O Romário saiu do Fla por não pedir desculpas à torcida e voltou para o Vasco. Mas os outros jogadores foram perdoados pela diretoria.
Na semifinal da Mercosul contra o Peñarol,  o Flamengo venceu o primeiro jogo por 3 a 0 (gols de Leandro Machado, Maurinho e Lê.)  No segundo jogo, o time uruguaio venceu por 3 a 2 , mas mesmo com a derrota rubro-negra Reinaldo teve boa atuação. Sofreu o pênalti marcado por Athirson e fez um golaço. Lamentável a selvageria dos uruguaios, que agrediram os jogadores do Flamengo inconformados com a eliminação.
As duas partidas da decisão contra o Palmeiras foram eletrizantes.  O Mengão venceu o primeiro jogo por 4 a 3. Show de emoção e garra. Juan abriu o placar para o Flamengo. Júnior Baiano empatou para o time paulista. Asprila virou para o Palmeiras. Caio empatou e Paulo Nunes fez 3 a 2. Mas era dia do Urubu voar alto. Caio marcou outro gol e Reinaldo garantiu a vitória rubro-negra no Maracanã com belo gol de cabeça após cruzamento de Athirson. No segundo jogo na casa dos palmeirenses novo sufoco. Arce pôs o time alviverde em vantagem. Caio empatou e Rodrigo Mendes virou o jogo com um golaço. Arce empatou de falta em falha de Clemer e Paulo Nunes marcou o terceiro do Palmeiras aproveitando lançamento de Zinho. Mas o jovem Lê marcou com frieza o gol de empate e que deu o título ao Flamengo.
Em 2000, o Mengão venceu novamente o Campeonato Estadual. Nosso maior rival venceu a Taça Guanabara, mas o Flamengo se recuperou ¾ graças à volta de Carlinhos ao comando da equipe e à raça e à união do time ¾ e conquistou a Taça Rio ao vencer o Friburguense por 3 a 1. (Os gols do Fla foram marcados por Reinaldo, Athirson e Fábio Baiano.)
Nas finais, o rubro-negro derrotou os vascaínos por 3 a 0 ¾ gols de Athirson (em linda jogada) Fábio Baiano (de falta) e Beto (de cabeça) ¾ no primeiro jogo e por 2 a 1 no segundo ¾ gols de Viola para o adversário e de Reinaldo e Tuta para o Mengão em bela virada. Reinaldo foi o vice-artilheiro da competição com 15 gols e Athirson, em grande forma, foi um lateral-esquerdo muito ofensivo, marcando 10 gols, muitos deles em clássicos, sendo o destaque do Flamengo no campeonato.
         Depois do Carioca de 2000, Fábio Baiano foi para o Grêmio e pelo time gaúcho conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Gaúcho ambos em 2001.
      Fábio Baiano ficou no Grêmio até 2002, ano em que voltou para o Flamengo durante o Campeonato Brasileiro. Vou destacar dois jogos em que Fábio Baiano atuou pelo Mengão em 2002. No Brasileiro do mesmo ano, o Flamengo venceu o Flu por 5 a 2. O Tricolor saiu na frente, mas Athirson empatou. Zé Carlos fez o segundo gol rubro-negro. Liédson marcou o terceiro. Iranildo acertou uma bomba rasteira e fez o quarto. Fábio Baiano pegou de primeira e fechou a goleada. O Flu descontou com Roni
   O Flamengo também venceu a Portuguesa por 2 a 1 no Brasileiro de 2002 em confronto direto na luta contra o rebaixamento. Alessandro abriu o placar, a Lusa empatou e Athirson com gol de pênalti garantiu a vitória rubro-negra.
       Fábio Baiano ficou no Flamengo até o início de 2004, chegando a disputar algumas partidas na campanha campeã da Taça GB como o primeiro duelo contra o Flu em que o Flamengo venceu  o Tricolor Carioca por 4 a 3. Jean abriu o placar para o Fla, mas ainda no primeiro tempo, Romário fez três gols pelo Flu. Mas no segundo tempo Felipe diminuiu para o Fla e Roger foi o herói do jogo marcando dois gols para o Mengão, um de cabeça, que empatou o jogo e o quarto, dando um chute cruzado que garantiu a vitória rubro-negra. O último jogo de Fábio Baiano pelo Fla foi na derrota de 4 a 3 para o América (gols de Jean, Roger e Diogo para o Fla) e o meia não chegou a disputar a final do turno contra o Flu, pois em 2004 Fábio Baiano foi para o São Caetano conquistando o título de Campeão Paulista. No mesmo ano, o atleta também jogou pelo Corinthians.
       Em 2005, Fábio Baiano jogou pelo Santos e pelo Atlético-MG. No ano seguinte, jogou pelo rival Vasco. e pela Ponte Preta.
           Em 2007 , o jogador defendeu o Paysandu e também voltou ao Juventude.
         Em 2008, Fábio Baiano foi para o Brasiliense e conquistou o Campeonato do Distrito Federal, junto com Iranildo.
    Bom recordar a trajetória de Fábio Baiano no Flamengo especialmente os títulos que o jogador ajudou o Mengão a conquistar bem como a carreira do atleta em outros clubes.
Fontes:
Vaz, Arturo, Júnior, Celso e Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.


Nenhum comentário: