Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 28 de abril de 2015

Homenagem a Marcial

Marcial de Melo Castro nasceu em 3/6/1941 e foi goleiro do Flamengo em 93 jogos entre 1963 e 1965. Começou a carreira no Atlético-MG , sendo campeão mineiro em 1962 e veio para Gávea no ano seguinte.
Marcial era um goleiro arrojado e foi fundamental para a conquista do Carioca de 1963. Flamengo e Fluminense decidiram o título e o Mengão tinha a vantagem do empate, pois venceu o Bangu por 3 a 1 e o São Cristovão por 2 a 1  nas rodadas anteriores da competição ficando um ponto na frente do Flu.
Na decisão, o Flamengo jogou com Marcial, Murilo, Luís Carlos, Ananias e Paulo Henrique; Carlinhos e Nelsinho; Espanhol, Aírton, Geraldo e Oswaldo Ponte Aérea. O Fluminense entrou em campo com Castilho, Carlos Alberto Torres, Dari e Altair; Oldair e Joaquinzinho; Edinho, Manoel, Evaldo e Escurinho. Essa final foi assistida por um total de 194.603 torcedores, sendo 177.020 pagantes, o maior público já registrado em jogos entre clubes em todo o mundo. Zico e Júnior, futuros ídolos rubro-negros  e que ajudaram e muito  o  Mengão nas maiores conquistas da história do clube,  viram a final daquele Carioca no Maracanã.
Segundo Paschoal Ambrósio Filho, Arturo Vaz e Celso Júnior (2012: pp. 134-135), a partida foi muito movimentada. O Flu atacava e o Flamengo também ameaçava com Espanhol , que deixou a defesa tricolor louca. O Flu jogava mais cadenciado e o Fla  apostava no contra-ataque. No fim do primeiro tempo, as duas equipes estavam nervosas. No segundo tempo, o Flu teve várias chances de gol, mas a zaga rubro-negra se portou bem e o goleiro Marcial fez várias defesas importantes . Num dos poucos descuidos da defesa do Fla, o atacante tricolor Escurinho meteu uma bola na trave. Segundo os autores anteriormente  citados (2012, p. 135).“aos 43 minutos do segundo tempo, Evaldo trombou com o goleiro rubro-negro, Escurinho recebeu a bola limpa e tocou por cobertura. . Num lance épico, o goleiro do Fla Marcial deu um pulo para trás e fez a defesa. Caiu , mas se levantou , erguendo os braços e erguendo a bola como um troféu”, garantindo o empate em 0 a 0 e o título carioca, que o Flamengo não conquistava desde 1955. Delírio e muita festa da torcida rubro-negra!
Em meados de 1965, Marcial deixou o Flamengo e foi para o Corinthians, clube que defendeu até 1968. Após encerrar a carreira, Marcial trabalhou como médico.
Gostei muito de pesquisar sobre Marcial, grande herói da conquista do Carioca de 1963 com defesas sensacionais na final contra o Flu e que merece destaque na galeria dos grandes goleiros da história rubro-negra.
Fontes:
Vaz, Arturo, Júnior, Celso e Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.




Nenhum comentário: