Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Confrontos marcantes contra o Internacional

Na coluna desta semana,  relembro confrontos marcantes contra o Inter.
Na bela campanha da conquista do segundo Campeonato Brasileiro do Mengão em 1982, Flamengo e Inter se enfrentaram duas vezes na segunda fase da competição. Na primeira partida no Maracanã, as duas equipes empataram em 1 a 1 — gol de Zico para o Flamengo e de Rodrigues Neto para o Inter. Em jogão no Beira Rio, Junior lançou, Adílio matou no peito e Zicão abriu o placar com um gol de cabeça. O Inter virou com gols de Mauro Pastor e Geraldão, mas o timaço rubro-negro tinha raça e talento para reagir mesmo jogando fora de casa. Em bela troca de passes entre Lico, Adílio e Zico, Reinaldo empatou para o Fla e Vitor marcou o gol da fantástica vitória do Mengão por 3 a 2.
|Zico foi o artilheiro do Brasileiro do mesmo ano com 21 gols e o Flamengo conquistou o bicampeonato brasileiro ao empatar com o Grêmio por 1 a 1 no primeiro jogo da final no Maraca, empatar em 0 a 0 no segundo jogo e ao vencer o Tricolor Gaúcho por 1 a 0  com gol de Nunes aproveitando passe de Zico.
Flamengo e Inter decidiram a Copa União (Campeonato Brasileiro-Módulo Verde ) de 1987 . Contando com nomes como  Zico, Bebeto, Jorginho, Leonardo, Leandro, Edinho , Aílton, Zé Carlos, Andrade ,  Zinho e Renato Gaúcho , o Flamengo eliminou o Atlético-MG na semifinal (vitória por 1 a 0 com gol de Bebeto no primeiro jogo no Maracanã e  vitória rubro-negra por 3 a 2 no eletrizante jogo no Mineirão com golaço  de cabeça de Zico, que jogou no sacrifício; Bebeto fez 2 a 0 para o Mengão;  o Atlético empatou e Renato Gaúcho fez linda jogada, driblou o goleiro atleticano e marcou o golaço  que  garantiu o triunfo rubro –negro ) e se classificou para a final contra o Internacional. No primeiro jogo da decisão no Beira Rio, Renato Gaúcho cruzou para Bebeto marcar de cabeça para o Mengão. Amarildo empatou para os colorados. No Maracanã, Bebeto mais uma vez foi decisivo ao aproveitar o passe de Andrade e fazer o único gol do jogo e levar a taça para Gávea. A CBF demorou a reconhecer nosso quarto título brasileiro conquistado com tanta raça e talento.
Vinte e dois anos depois, destaco a goleada de 4 a 0 no time gaúcho na campanha da conquista do Hexa Brasileiro. Adriano detonou o Internacional em delicioso chocolate  no Maracanã, fazendo três gols: no primeiro demonstrou seu faro de gol, no segundo marcou em cobrança de falta perfeita e fechou a goleada com um gol de pênalti. Emerson Sheik fez o segundo gol rubro-negro no jogo que marcou a volta de Pet ao Flamengo. Nesse campeonato, o Flamengo contou com jogadores como Petkovic (o maestro do time),. Adriano, Léo Moura, Juan (Everton), David Braz, Ronaldo Angelim, Wilians, Maldonado, Zé Roberto  e o goleiro Bruno sob o comando do técnico Andrade e deu uma linda arrancada na competição  saindo do 14º lugar rumo ao G4 e ao derrotando Santo André, Sport, Coritiba, Flu, São Paulo, Palmeiras, Bota, Santos, Atlético-MG, Náutico, Corinthians e Grêmio e empatando com Vitória, Inter e Goiás. Perdeu apenas para o Barueri.
Na última rodada do Brasileiro de 2009, o Flamengo enfrentou o Grêmio e a torcida do tricolor gaúcho queria que o time “entregasse” o jogo para o Fla para impedir que o rival Inter  — que estava em segundo lugar enquanto o Mengão era o líder da competição com apenas dois pontos a mais que o Colorado — conquistasse o título . Mas mesmo com o Maracanã lotado pela Nação e o Grêmio atuando com oito reservas, o jogo não foi nada fácil.  O Grêmio saiu na frente com Robérson. O zagueiro David Braz empatou para o Mengão oito minutos depois ainda no primeiro tempo. Aos 24 minutos do segundo tempo, Petkovic cobrou escanteio e cruzou a bola com precisão na cabeça de Ronaldo Angelim, que marcou o gol da vitória por 2 a 1 e fez a alegria da Nação Rubro-Negra e frustrou os colorados, que derrotaram o Santo André por 4 a 1, mas ficaram com o vice, pois com o triunfo sobre o Grêmio, o Flamengo chegou aos 67 pontos, ultrapassando o Inter, que ficou com 65 pontos. Fla e Inter terminaram a competição com dezenove vitorias.  Se o Flamengo tivesse empatado com o Grêmio e o Inter ganhasse do time paulista, Flamengo e Inter ficariam empatados com 65 pontos e o Colorado levaria o título por ter dezenove vitórias contra 18 do Fla e melhor saldo de gols. Ainda bem que graças ao talento de Pet e Angelim e todo o time rubro-negro isso não ocorreu.
Bom relembrar essas vitórias contra o Inter e heróis do clássico como Zico, Reinaldo, Vítor, Andrade, Bebeto, Renato Gaúcho e Adriano.

Fontes:
Filho, Paschoal Ambrósio. 6X Mengão. Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2010.



Nenhum comentário: