Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 23 de março de 2016

A conquista do Mundial Interclubes

    A conquista da Libertadores deu ao Flamengo a vaga na final do Mundial Interclubes de 1981 contra o forte de time do Liverpool, tricampeão europeu. No dia 13 de dezembro de 1981, o Mengão entrou em campo no Estádio Nacional de Tóquio com Raul, Leandro, Marinho, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio, Zico, Tita, Nunes e Lico.
      O Mengão venceu o Liverpool por 3 a 0 e Zico com sua extraordinária visão de jogo participou da jogada dos três gols, sendo eleito o melhor jogador da partida. Aos 12 minutos do primeiro tempo, Zico fez um lançamento milimétrico e absolutamente genial para Nunes, que marcou o primeiro gol rubro-negro. Aos 33 minutos do primeiro tempo, Tita foi derrubado na intermediária e o Galinho cobrou a falta chutando forte, o goleiro do Liverpool bateu roupa e a bola sobrou para Lico, que chutou, mas foi prensado por um zagueiro.  Aproveitando novo rebote na pequena área, Adílio fez o segundo do gol do Mengão. Zico deu outro passe preciso para Nunes chutar cruzado e marcar o terceiro aos 41 minutos do primeiro tempo. O mundo se pintava de vermelho e preto.
    Durante o segundo tempo, o Flamengo continuou dominando o Liverpool e teve várias chances de gol. Foi só esperar o a juiz apitar o fim do jogo para os jogadores e a Nação comemorarem o título mais importante da história rubro-negra. Zico levantou a taça do Mundial, dando orgulho e felicidade à Nação e aos jogadores. O título do Mundial Interclubes foi  a terceira conquista do Flamengo em 21 dias em 1981.  O timaço de 1981 fez o Urubu voar mais alto e conquistar o mundo. Zico e Nunes ganharam, cada um, um carro. O Galinho recebeu esse prêmio por ter sido eleito o melhor jogador da partida e Nunes foi premiado com o carro por ter sido o artilheiro do jogo. 
       Eu tinha cinco anos quando o Flamengo conquistou o Mundial e lembro que vibrei muito quando, no dia seguinte, meu irmão tricolor me contou que o Flamengo tinha vencido o Mundial. Comecei a gritar: ´“É campeão!” “É campeão!”. Só quando cresci é que entendi a importância e a grandeza da conquista do Mundial. Muito bom escrever sobre a maior glória da vitoriosa história do Mengão.
     Fontes:
      Rocha, André e Beting, Mauro. 1981: Como um craque idolatrado, um time fantástico e uma torcida inigualável fizeram o Flamengo ganhar tantos títulos e conquistar o mundo em um só ano. Rio de Janeiro: Maquinária Editora, 2011.
     Vaz, Arturo, Júnior, Celso e  Filho, Paschoal Ambrósio. 100 anos de bola, raça e paixão: a história do futebol do Flamengo. Rio de Janeiro: Maquinária Editora: 2012.


Nenhum comentário: