Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 1 de maio de 2023

O Mito da Portuguesa

            Discutir com torcedor do Flamengo não é fácil. Somos a Maioria, somos a torcida mais apaixonada, a única torcida Nacional do Brasil, temos enormes glórias. Como dizia o saudoso Bussunda, a torcida do Flamengo é muito chata, se acha melhor em tudo. O problema é que ela tem razão em achar isso.

               Quando falta argumento em uma discussão futebolística, os adversários se agarram a mentiras e fake news para tentar se sentir melhor. E uma das que sempre acabam saindo é a mentira de que o Flamengo comprou a Portuguesa para não ser rebaixado em 2013.

               Quem não acompanhava futebol à época pode não entender como aconteceu. Vamos explicar como foi esse processo, citando matérias da época para provar que isso é uma imensa mentira. Sempre que alguém meter essa carta, aqui você poderá encontrar os fatos para refutar mais essa bobagem de antis invejosos.

            No dia 24/11/2013 o Flamengo venceu o Corinthians por 1 X 0 e chegou a 48 pontos, se livrando matematicamente do risco de rebaixamento. Era a 36ª rodada e as duas últimas seriam apenas para cumprir tabela. Matéria da época: 

https://www.gazetadopovo.com.br/esportes/futebol/campeonato-brasileiro/flamengo-vence-corinthians-e-se-livra-do-risco-de-rebaixamento-3uz4g1c0x8hjqtgg4c6q61lxq/


              Na 37ª rodada o Flamengo perdeu para o Vitória e se manteve com 48 pontos. O Flamengo estava em 15º. Segue tabela ao final da rodada:

https://www.transfermarkt.com.br/campeonato-brasileiro-serie-a/spieltag/wettbewerb/BRA1/saison_id/2012/spieltag/37

                 Para a última rodada, a CBF, como sempre faz, marcou todos os jogos para o mesmo horário. Flamengo X Cruzeiro e Náutico X Corinthians jogaram sábado. E só jogaram sábado porque seus jogos não importavam. O Cruzeiro já era Campeão, Náutico já estava rebaixado e Flamengo e Corinthians não almejavam nada. O jogo do Flamengo foi marcado para o dia 07 de Dezembro.

               Muito estranhamente no dia 06 de dezembro, um dia antes do jogo o STJD suspendeu André Santos por um jogo por uma expulsão na final da Copa do Brasil daquele ano. Pois é a suspensão foi devido a uma expulsão em outro campeonato, sendo que o jogador cumpriu suspensão automática no Brasileiro. Reparem que a notícia da época destaca que o julgamento foi realizado na tarde de uma sexta feira. Nesse mesmo julgamento, Heverton jogador da Portuguesa e outro personagem importante dessa estória também foi suspenso.

https://www.terra.com.br/esportes/futebol/suspenso-andre-santos-nao-enfrenta-o-cruzeiro-pelo-brasileirao,93b76350c0eb2410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

                  No sábado o Flamengo jogou seu jogo que não valia nada empatou com o Cruzeiro. Sem a devia notificação, André Santos entrou em campo. E aqui começam as mais mirabolantes teorias da conspiração. Alguns lunáticos garantem que o Flamengo teria percebido que fez bobagem e corrido para comprar a Portuguesa para escapar do rebaixamento. O problema, para esses lunáticos, é que essa teoria não se sustenta. A própria Portuguesa fez uma investigação e constatou que seria impossível isso acontecer. No momento em que o Flamengo jogava, na tarde de sábado, o Heverson já estava concentrado desde a parte da manhã do mesmo sábado. Ou seja, o Flamengo "teria" que ter comprado a Portuguesa ainda na parte da manhã. Mas se o clube tivesse essa consciência, não seria mais fácil não ter colocado André Santos em campo à tarde?

https://www.torcedores.com/noticias/2014/11/segundo-diretor-da-lusa-flamengo-nao-esta-envolvido-caso-heverton

                No domingo a Portuguesa também escalou seu jogador suspenso, em um julgamento feito às pressas. Como resultado tanto Flamengo quanto Portuguesa perderam 4 pontos, salvando um certo clube tricolor. Esse sim o grande beneficiado de uma improbabilíssima perde dupla de pontos, quase impossível de acontecer por acaso. O beneficiado é o mesmo clube que se beneficiou das viradas de mesa de 1996 e 1999. Mas claro, deve ser só coincidência.




Nenhum comentário: