Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Texto de 1980

Essa Matéria saiu na Placar de 1980 :-)

=============================

MENGÃO É BRASIL CAMPEÃO

A maior torcida do país está em festa. Do Rio parte um grito emocionado que há muito estava atravessado na garganta de uma nação: "O Mengo é campeão". Vibra, galera!

PORMARCELO REZENDE E MÍLTON COSTA CARVALHO

Este é um jogo que ninguém – lá da arquibancada, pela tevê ou rádio – viu, ouviu ou assistiu.Começa a partida. O Flamengo parte para a primeira falta, prometida por Tita: um pontapé no joelho de Jorge Valença. Éder corre, Nunes também:

– Calma – diz Nunes – que aqui é o Maracanã e te meto porrada.

São três minutos e o Atlético desce para o ataque. Júnior acerta a perna de Chicão, que retruca:

– Não avança não, filho da ..., que vou te pegar.

Nunes passa perto de Osmar para lembrar-lhe "daquela palhaçada do Mineirão" e prometer vingança. Agora são 7 minutos. Osmar avança e João Leite grita desesperado: "Volta, pelo amor de Deus!" A bola é lançada para Nunes e João Leite abandona o gol berrando para assustar o atacante. Esforço inútil: Nunes toca para as redes e sai gritando um palavrão. Agora é o Galo que ataca e, num chute de Reinaldo, empata o jogo. É a vez de Carpegiani se desesperar:

– Onde está a cobertura dessa merda?

Júnior balança a cabeça.
Raul incentiva e protesta:
– Aqui não tem homem? Isso não é gol que se tome. Vamos entrar firme, dar porrada. Cadê os homens?

Corre a partida. Chicão manda pôr na roda, Chicão pega Zico, que reage:
– Olha aqui, se me pegar de novo eu te quebro.
Vai pra...Chicão coloca o dedo na cara de Zico:
– Sossega, guri.O Fla está acuado. Quarenta minutos. Nunes pega Luizinho – o zagueiro será substituído no segundo tempo por causa dessa entrada na perna. Falta de Valença em Tita. Chicão chama Valença para a área, enquanto Osmar pede a atenção de Cerezo na marcação de Zico. Mas o Galinho aparece só na área e, de virada, faz 2 x 1.Começa o segundo tempo e Osmar acena para o banco, sai. Aos 16 minutos, Raul pega uma bola nos pés de Palhinha, que toca de leve com a bola na cabeça do goleiro:
– O juiz tá prejudicando a gente. Segura o teu pessoal senão o jogo mela.
Raul:
– Isso é guerra. Adoro você mas não entro nessa catimba.

Outro gol de Reinaldo – machucado, capenga, ele empata o jogo. Instala-se uma crise na defesa do Flamengo. Um xinga o outro, Zico grita:

– Agora vamos ganhar. Quero um time de macho. Nesta porra mando eu. O time avança. Zico grita com Júlio César para marcar, ordena que Adílio seja mais rápido. Reinaldo cai em campo – sente o músculo, faz cera, xinga a mãe do juiz.José de Assis Aragão revida:
– Quebro a cara desse moleque. Tá expulso!
Do túnel, Reinaldo adverte:
– Cuidado, vai ser gol! Faz a falta em Nunes. Mata ele, Silvestre!
Nunes invade, Silvestre hesita. João Leite grita:
– Quebra ele, pega firme!

Gol de Nunes, o gol do título. Em seguida, Chicão é expulso. Palhinha, também:
– Tá satisfeito, seu juiz de merda? Você queria o Flamengo, não é mesmo?
Nunes ri:
– Calma, garotada, que agora é que a festa vai começar.
Zico emenda:
– Vai tomar seu banhinho lá dentro e deixa o campeão dar seu baile.

01/06/80 Maracanã (Rio)FLAMENGO 3 X 2 ATLÉTICO-MGJ: José de Assis Aragão (SP);R: Cr$ 19 726 210,00;P: 154 355;G: Nunes 7, Reinaldo 8 e Zico 44 do 1º; Reinaldo 21 e Nunes 37 do 2º;E: Reinaldo, Chicão e Palhinha

FLAMENGO: Raul, Toninho, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Carpegiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Júlio César (Carlos Alberto). T: Cláudio Coutinho

ATLÉTICO-MG: João Leite, Orlando (Silvestre). Osmar, Luisinho (Geraldo) e Jorge Valença; Chicão, Toninho Cerezo e Palhinha; Pedrinho, Reinaldo e Éder. T: Procópio Cardoso

Nenhum comentário: