Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

História do Urubu Rubro Negro!

História do Urubu Rubro Negro!
PRA QUEM NÃO SABE, ESSA É A HISTÓRIA DO URUBU RUBRO NEGRO:

O Urubu tornou-se mascote do Flamengo a partir do momento em que o professor de Educação Física, Luis Octávio, morador do Leme, decidiu pegar uma ave no lixão do Caju e levá-la para o Maracanã num domingo de clássico entre Flamengo e Botafogo, em 1969. Veja o depoimento do Luis Octávio.
"Eu era um alucinado pelo Flamengo. Eu era capaz de ir a um jogo mais cedo do Flamengo, fora do Maracanã, e depois seguia para o Maraca para "secar" os outros (Vasco, Botafogo e Fluminense). Éramos um grupo de três a quatro torcedores.
Os torcedores do Botafogo sacaneavam demais a torcida do Flamengo. Naquela época, Fla e Botafogo faziam o clássico de maior rivalidade depois da "era Garrincha". Os botafoguenses gritavam com ironia e rancor que o Flamengo era time de urubu, ou seja, time de negros...
Um dia, reuni um grupo de amigos do Leme, onde sempre morei, e fui para a Favela da Praia do Pinto, em frente ao campo do Flamengo, achando que ali encontraria um urubu com facilidade. Mas não vi nenhum urubu e fui orientado para ir ao depósito de lixo do Caju.
Eu e meus amigos fizemos isso. Mas fomos à noite e não encontramos urubu nenhum, claro. Então fomos orientados a voltar pela manhã porque nesse horário o depósito de lixo do Caju ficava lotado de urubus.
Fizemos isso num sábado, 31 de maio de 1969, véspera de Flamengo x Botafogo no Maracanã. Havia um montão de urubus pra gente escolher. Éramos quatro amigos rubro-negros. Estávamos num DKV-Wemag e pegamos um urubu. Colocamos o bicho no carro e ele veio dando bicada na gente. Paramos na avenida Brasil e arranjamos um saco para colocar o urubu dentro. O urubu soltou-se dentro do carro em movimento e foi uma guerra...
Levamos o urubu para a garagem do meu prédio no Leme. O bicho não queria comer nada, só queria atacar a gente com bicadas.
Meu pai ajudou e deu água pro urubu. No dia seguinte, domingo, primeiro de junho de 1969, fomos para o Maracanã. Entramos com o urubu enrolado num bandeirão do Flamengo, pois naquela época ainda se podia entrar com bandeiras à vontade.
Fomos para as arquibancadas e um foguete estourou perto do urubu, assustando o bicho, que começou a se debater. Pior é que o Flamengo não entrava em campo. Parece que o técnico era o Zagallo (na verdade o técnico era Elba de Pádua Lima, o Tim), que por superstição esperava o Botafogo entrar primeiro em campo. O Flamengo não vencia o Botafogo há quatro anos.
Nenhum dos dois times queria entrar em campo e então resolvemos soltar o urubu. Levamos o bicho até a grade das arquibancadas, tiramos o urubu do saco plástico, colocamos uma bandeirinha do Flamengo presa nos pés do bicho e soltamos. O urubu saiu da torcida do Flamengo e tomou o rumo da torcida do Botafogo. Ninguém entendia o que estava acontecendo. Só quando o urubu fez a volta e ficou com a bandeira de frente para a torcida do Flamengo é que a nossa "galera" começou a vibrar e a gritar "é urubu, é urubu".
Quando o urubu caiu no gramado, pouco antes de o jogo começar, foi uma tremenda festa. Os fotógrafos correram e fizeram fotos, um monte de fotos. E o Flamengo venceu por 2 a 1. Foi uma festa inesquecível e o urubu passou a ser o mascote do Flamengo no lugar do Popeye, um símbolo da Disney. O urubu é a cara do Flamengo e o Henfyl se encarregou de humanizá-lo nas tirinhas de charge esportiva no Jornal dos Sports e na Revista Placar."

9 comentários:

Mario Cruz disse...

Sensacional lembrar-me desta estoria.
Eu estava lá e vibrei quando o urubu pousou no campo e saiu dando os pulinhos caracteristicos de seu andar de malandro. Mas o mais sensacional foi a música cantada em delírio no final do jogo, afinal, estavamos há 4 anos sem conseguir ganhar, muitos empates mas nada de vitória.
"Um, dois, tres, quebramos o tabu, agora a cachorrada é carniça de urubu."

Unknown disse...

Excelente história, porém 2 fatos devem ser frisados. O Flamengo era discriminado por ser uma torcida com muitos negros, daí o apelido de urubu, criado pelos vascaínos e referendado pelos botafoguenses. Mas agora o clube lusitano se auto proclama como o primeiro a aceitar negros, visando aumentar a popularidade do clube luso. Pura mentira, o Flamengo sempre foi o clube do povo, o pioneiro em imortalizar gênios negros (Zizinho, Dom da Guia e Leônidas nas décadas de 20 e 30) e também foi a primeiro a aceitar negros em seu quadro de sócios, portanto a farsa do Miranda precisa ser desmascarada. Outro detalhe o Fla ficou sem vencer o Bota 2 anos e não 4, sendo 7 jogos e 6 empates neste período, já o Bota ficou 2 períodos na história sem vencer o Fla por 4 anos, vejam no site fla estatistica, lembrando, finalmente que na Era Zico (1972 até 1989), o Fla inverteu o número de vitórias em seu favor em 1985 e nunca mais deixou o Bota encostar, hj são 12 vitórias de vantagem e o Bota não vence o Fla desde 2004, sendo que o Fla venceu 6 seguidas e empatou a última. SRN. Jorge Alexandre jafarelli@hotmail.com

Unknown disse...

Fantástica a história do urubu! Nenhum mascote traduz tão bem um time quanto o nosso urubu. Sua mística é inquestionável: em 1987, na final da Copa União, um urubu entrou no campo e foi retirado por um jogador do Flamengo (Renato Gaúcho, fazer o que?) Resultado: Flamengo 1 x Internacional 0, Mengão tetra campeão brasileiro!
Saudações rubro-negras.

Roberto disse...

Eu não estava lá, mas nasci no mesmo dia (primeiro de junho de 1969). Então ser flamenguista está no sangue !

Anônimo disse...

Caramba...q massa!!n sabia!!
ótima história!!
Flamengo domina!!!!
aff q cara corajoso d ficar c um urubu dentro d casa,do carro...

É isso ai!!

bjão!!!!

FLAMENGO ETERNAMENTE!!

Anônimo disse...

muitas lembranças nesse post:
- garrincha
- dkv wemag
- urubu
- popaye
- maraca cheio com certeza
- 6x0 contra no dia do nosso aniver
sário em 72
- 6x0 a favor noves dias antes do
nosso aniversário em 81
essa história de rivalidade vem de
longe,pena que muita gente confunde
rivalidade com inimizade,obrigado
pela visita no atualidades,abraço
ronaldo derly

Anônimo disse...

sou roni flamenguista fanatico essa historia deixou eu feliz saber ke o urubu trouxe sorte pra nacao flamenguista desde do surgimento dalhe mengao campeao da copa do BRASIL 2013

Anônimo disse...

Sensassional a história do nosso principal símbolo ! Salve o Mengão, o Ninho do urubu a Ilha do urubu e o que mais vier. Uma vez FLAMENGO, sempre FLAMENGO !!!!

Anônimo disse...

tenho uma foto original do dia deste jogo, a foto oficial antes do time entrar em campo!
nao sabia que este dia que começou a história do URUBU como nosso mascote.

Cleber.n.souza