Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Campeão Rio-São Paulo 1961

Mengo mostra que é time de chegada é time

A conquista do título do Torneio Rio-São Paulo de 1961 mostrou a força do Flamengo nos momentos decisivos. O time da Gávea teve uma campanha muito irregular no começo e correu o risco de ficar fora da fase mais importante do torneio. A derrota por 3 a 0 para o Corinthians deixou os cariocas com um saldo negativo de oito gols e com a pior campanha (dez pontos em nove jogos) entre os seis que continuavam no Torneio Rio-São Paulo. As atuações de Dida e Gérson, artilheiros do time na competição com cinco gols, foram primordiais para a conquista do título.

Na fase final, a luta foi contra Botafogo, Vasco, Palmeiras, Corinthians e o Santos. O Flamengo surpreendeu e venceu sem dificuldades os três jogos contra os paulistas, marcando dez gols e sofrendo apenas dois. Para completar a felicidade dos torcedores cariocas, o segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com Botafogo e Vasco.

O jogo mais espetacular do torneio, que vai ficar na memória do torcedor rubro-negro, aconteceu no dia 19 de abril. A vítima foi o Santos do Rei Pelé, que foi goleado de forma impiedosa por 5 a 1. Gerson (3) e Dida (2) marcaram para o time da Gávea. Mengálvio descontou para o Peixe.
O título veio no 23 dia de abril, quando o Mengão deu o troco no Timão e venceu por 2 a 0 no Maracanã. Os gols, marcados no primeiro tempo, foram de Joel, aos sete minutos, e Dida, aos 22 minutos. No segundo tempo, o time carioca apenas segurou o resultado e saboreou junto com os torcedores o primeiro título de importância nacional do clube.

Ficha técnica do jogo

Flamengo 2 x 0 Corinthians
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Data: 23/4/1961
Flamengo:- Ari, Joubert, Bolero e Jordan; Jadir e Carlinhos, Gerson, Joel,
Henrique, Dida e Germano.
Corinthians: Cabeção; Olavo e Ari; Clemente, Jaime, Oreco e Sídnei; Zague,
Paulinho (Bataglia), Miranda, Rafael e Gélson.
Gols: Joel, aos sete minutos, e Dida, aos 22 minutos do primeiro tempo.

Campeão Torneio Rio-São Paulo 1961

Um comentário:

Anônimo disse...

NO RIO-SP 1961, O PELÉ JOGOU NESSA GOLEADA HISTÓRICA NA VILA BELMIRO?

SDS RN