Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Buck

O Flamengo, que surgiu do remo em 1895, tem sua trajetória marcada pela figura de um baiano do interior, Guilherme Augusto do Eirado Silva, o Buck, que foi remador campeão e que em 1963 assumiu o cargo de técnico. O Flamengo não conquistava um campeonato há 20 anos. Com Buck no comando, o Flamengo ganhou 30 dos 33 títulos cariocas que disputou (perdeu em 64 para o Botafogo e em 70 e 82 para o Vasco).

Em outubro de 1996, aos 69 anos,um enfarte fulminante tirou do convívio dos Rubro-Negros e do remo brasileiro o seu maior treinador em todos os tempos. Buck foi técnico da Seleção Brasileira a partir de 63, tendo dirigido a equipe em 10 Pan-Americanos, 17 mundiais e 7 Olimpíadas. Não é exagero dizer que Buck foi o pai, o dono e o inventor do remo brasileiro nos 33 anos em que acordou às 4 horas da manhã para entrar na Lagoa Rodrigo de Freitas para dirigir os remadores do seu Flamengo e da Seleção Brasileira.

Sob o comando de Buck o Flamengo foi campeão 13 vezes consecutivas, entre 1982 e 1995, este um título do qual não abria mão porque era o título do Centenário do Flamengo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando exercí o cargo de Secretário-Geral do Flamengo, no período de 1977 a 1986, tive o privilégio de conviver quase que diariamente com o imortal Buck. a ele, nosso clube deve os mais de 20 campeonatos cariocas de remo, os sei lá quantos campeonatos brasileiros, enfim, todas as glórias alcançadas pelo esporte mater rubro-negro. Buck foi, sem nenhuma sombra de dúvida, um dos maiores flamengos que conhecí em toda a minha vida.