Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Torneio do Povo

Início dos anos 1970. A euforia causada pela conquista do tricampeonato mundial no México contagiava o país. A ditadura militar, que vivia seu período mais violento, no governo Médici, utilizava o que podia para aumentar seu prestígio junto ao povo. E o futebol era perfeito para distrair a população em relação aos problemas que o país atravessava.

Em 1971 a CBD criou o campeonato nacional, mas o governo queria mais. Juntar os clubes de maior torcida dos principais estados brasileiros deixaria milhões de brasileiros contentes. Assim, nasceu o Torneio do Povo.

Na sua primeira edição, em 1971, participaram os clubes mais populares do Rio de Janeiro (Flamengo), São Paulo (Corinthians), Minas Gerais (Atlético) e Rio Grande do Sul (Internacional), e foi disputado em turno e returno. Os campeões de turno se enfrentariam na decisão.
 
Em 1972 entrou no torneio o Bahia. Com cinco participantes, o campeonato passou a ter um turno único.
 
Como nenhum campeonato merece respeito se não tiver sido conquistado pelo Flamengo, faturamos a edição de 1972 e colocamos mais um título na abarrotada sala de troféu da Gávea.

Nenhum comentário: