Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Nasce o Futebol

Existem duas correntes (ambos com textos aqui no Flamengo Eternamente) sobre a origem do futebol do Flamengo. Preferimos acreditar nesta, que diz que o Flamengo já tinha time de futebol, e a a dissidência do Fluminense veio apenas reforçar o time. Por isso não temos "parentesco" nenhum com o alegre time das Laranjeiras.



Nasce o futebol

O Flamengo, então, começou a dar os seus primeiros passos no nobre esporte bretão. O clube começa a disputar alguns amistosos. No primeiro, realizado dia 25 de outubro de 1903 no Estádio do Paissandú Atlético Clube, perde para o Botafogo. Segue fazendo amistosos durante anos e anos até a chegada dos reforços insatisfeitos do Fluminense em 1912.Por isso - que em nada o Flamengo vem do Fluminense. O clube já existia há pelo menos 17 anos e já tinha time de futebol. Obviamente, que a entrada desses jogadores deu muito mais qualidade e estímulo aos que eram da casa. Era o estímulo que faltava...Como não possuía um campo próprio, o Flamengo mandava os seus jogos no Fluminense. Depois de um tempo, arrendou um espaço na rua Paissandu, de propriedade da família Guinle, e parou de considerar o estádio das Laranjeiras como a sua casa. A torcida crescia de maneira absurda e vinha das ruas a fama que se formava em torno daquela massa futura.Mas, após o bicampeonato de 1914/15, o Flamengo sofreu um duro golpe. A família Guinle não quis renovar o contrato de arrendamento do campo de treino da rua Paissandu, dando somente a opção de compra. Como o clube não dispunha de verbas para investimento de tal vulto, ficou com o prazo até o dia 31 de dezembro de 1931 para deixar o local.O clube voltou a levantar o título carioca em 1920, de forma invicta e marcando a primeira dobradinha com o remo - que havia ganho pela primeira vez no bicampeonato de 1916/17 - sendo campeão de terra e mar. Nascia aí a conquista da preferência no RJ pelo Flamengo. Clube na qual jogava perto da torcida (literalmente) e chamava atenção tamanha a entrega e raça dos atletas...

Um comentário:

Paulo Tinoco / Macaé.RJ disse...

Já enviei muita carta (na época) para o Jornal dos Sports, entre outros jornais, sobre essa verdadeira falácia ao dizerem que o futebol do Flamengo nasceu do Fluminense, ou pior ainda, que o Flamengo é filho do tricolor.
No livro NAÇÃO RUBRO-NEGRA do Edilberto Coutinho, há a citação do Jornal do Commércio, que numa edição de 1903 informa sobre um match entre Flamengo e Botafogo. A verdade é que em 1911 quase todo o time titular do Flu foi para o Flamengo se juntar aos atletas do futebol que ali já estavam, e criaram o Departamento de Futebol em caráter Oficial. Fato concreto é que para o Flamengo entrar no Campeonato Carioca de forma automática, direta, precisou do apoio dos clubes que faziam parte do campeonato e o Fluminense, mesmo perdendo seu time titular, encabeçou o processo de filiação do Flamengo.

Paulo Tinoco / Macaé.RJ