Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

sábado, 29 de setembro de 2007

O Flamengo em 1917

Arthur Friedenreich, o melhor jogador de futebol do Brasil no período do amadorismo, foi a grande atração do Flamengo na primeira partida internacional disputada pelo clube. Emprestado pelo Ypiranga, de São Paulo, integrou o time que enfrentou o Sportivo Barracas, da Argentina, no dia 10 de maio de 1917, no campo da rua Paysandu.

Na manhã do dia 5, o vapor Lequana, que trouxe a equipe de Buenos Aires, atracou no Cais Pharoux, na Praça Quinze. Uma pequena multidão presenciou o desembarque dos visitantes, sob salva de palmas. Afinal, também estavam previstos dois jogos contra a seleção Brasileira.
Chefiados pelos diretores Francisco Basurto e Manuel Frascara, eles seguiram para o Hotel Avenida. Acompanhava a delegação o jornalista Calisto Gardi, que conhecia como poucos as regras do football e por isso serviu de árbitro nos dois compromissos que a equipe realizou contra o Brasil. Contra o Flamengo, apitou Guilherme Wittte, do América.

O destaque do Barracas era o zagueiro Arturo Schiarretta, da Seleção Nacional. O médio Genaro Aller e o atacante Pedro Fiorito também despertavam curiosidade. Os Rubro-Negros começaram no ataque e só não marcaram logo graças a duas grandes defesas do goleiro Carlos Muttoni. Nos últimos minutos do primeiro tempo, Gustavo aproveitou cruzamento de Carregal para abrir o placar.

Os argentinos voltaram do intervalo mais articulados e empataram em cabeçada de Fiorito, completando escanteio cobrado por José Medina. A 5 minutos do final, Friedenreich ampliou o placar para o Flamengo com um heading, mas Witte anulou, alegando falta de Salema em Muttoni. O público manifestou-se, mas permaneceu 1 X 1.O Sportivo Barracas voltou a Buenos Aires após perder de 2 a 1 para a Seleção Brasileira, no dia 13 de maio.

Voltar ao índice

Nenhum comentário: