Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O Flamengo em 1923

Houve uma época em que o São Cristóvão brigava com os grande pelo título carioca. Em 1923, por exemplo, o Flamengo precisou travar duas batalhas para derrotar o clube “catete”. O Imparcial, jornal que fazia à época a melhor cobertura, de futebol no Rio, acompanhou com atenção as duas partidas, que se caracterizaram pela ausência de fairplay do São Cristóvão.

O jogo do turno foi disputado em 6 de maio no estádio da Rua Figueira Melo. “O campo apanhou assistência numerosa, destacando-se nas archibancadas, o bello sexo, sempre enthusiasmado, sempre attraente”, ressaltou O Imparcial. Mas só houve poesia no começo. Quando o Flamengo estabeleceu o 3 a 1, a torcida e os jogadores do São Cristóvão perderam a linha. “O campo desse club sempre foi temido pela turma de turbulentos que alli se concentra para, em caso de derrota dos locaes, entrar em acção. Francamente que essas revoltantes scenas não podem continuar. Também não podemos deixar de consignar a violência posta em prática por alguns players sãochristovenses, na applicação de golpes condenáveis, com o facto único de inuttilizarem seus leaes adversários”, contou o jornal.

O jogo do returno realizou-se em 19 de agosto, à Rua Paysandu. “Não podemos deixar de registrar a attitude arbitrária do capitão Jayme, da Brigada Policial, que na qualidade de adepto do São Cristóvão, se esqueceu de que estava a serviço e começou a insultar o juiz. O capitão Jayme ameaçava céos e terra, querendo então prender o árbitro. Com a intervenção enérgica e criteriosa do delegado Aloysio Neiva, alli de serviço, a custo, aquelle militar cessou a fúria de que se achava possuído”, registrou O Imparcial.

No final do jogo, o atacante Arthur atingiu o goleiro rubro-negro Amado com uma joelhada no abdômen, obrigando-o a abandonar o campo. “Tão conmdenável brutalidade causou, como era natural, geral indignação”, lembrou a publicação. O centromédio Dino ocupou o lugar de Amado, mas o Flamengo soube segurar o placar de 2 a 1.



Voltar ao índice

Nenhum comentário: