Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 9 de outubro de 2007

O Flamengo em 1924

O Paulistano tinha o melhor time do Brasil. Por isso, a chegada de sua delegação para um jogo amistoso contra o Flamengo, válido pelas comemorações do 29º aniversário do rubro-negro, atraiu todas as atenções dos cariocas.

Uma pequena multidão foi à gare da Ventral para olhar de perto os players de São Paulo, na manhã de 14 de novembro. Lá estavam o goleiro Júlio Kuntz, bicampeão pelo Flamengo em 1920 e 1921, e Arthur Friedenreich. Eles hospedaram-se no Palace Hotel e à noite assistiram à comédia O Ministro do Supremo, de Armando Gonzaga, no Cine-Teatro Trianon.

Na tarde do feriado de 15 de novembro, cerca de 12 000 pessoas acompanharam o match interestadual. O Paulistano apresentou-se com Kuntz, Clodoaldo e Caldeira; Sérgio Pereira, Nondas e Abate; Formiga, Mário Andrada, Friedenreich, Seixas e Netinho. Friedernreich fez dois gols, o que pôs os visitantes em vantagem, mas quem acabou brilhando foi o grandalhão Nonô, que marcou três vezes. Junqueira completou. Final: Flamengo 4 a 2. “Após uma luta cheia de phases emocionantes, em que ambos os quadros empenharam-se vigorosamente num esforço elogiável e altamente significativo, verificou-se para orgulho do sport carioca uma Victória da vallente phalange rubro-negra sobre seu leal adversário”, descreveu O Paiz. À noite, o Flamengo ofereceu um “saráo dansante” no rique da Rua Paysandu, animado pela Orchestra Sul-Americana.

Para que se tenha uma idéia da força do Paulistano, basta dizer que foi o primeiro clube brasileiro a excursionar pela Europa, realizando dez jogos na França, em Portugal e na Suíça, em 1925, e voltando com nove vitórias e uma derrota.

Voltar ao índice

Nenhum comentário: