Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O Flamengo em 1929

Uma breve folga no campeonato carioca levou o Flamengo a realizar dois amistosos em Vitória, capital do Espírito Santo, onde o clube jamais se apresentara, embora gozasse de significativa popularidade.

Presos a compromissos no Rio, jogadores importantes, como o zagueiro Hélcio, o centro-médio Flávio Costa e os atacantes Chrystolino, Agenor e Moderato, não puderam seguir com a delegação. E o time acabou sendo surpreendido na estréia, em 23 de junho, pois perdeu de 2 a 1 para o Rio Branco. O técnico, Joaquim Guimarães, lamentou a ausência de Hélcio e Hermínio, que formavam a zaga titular, e também aproveitou para culpar a arbitragem.

No dia seguinte, na partida mais aguardada, o Flamengo enfrentou a seleção capixaba formada por jogadores de América, Rio Branco, Santo Antônio e Vitória. O próprio Guimarães apitou. E o time venceu por 4 a 1, assinalando os quatro gols ainda no primeiro tempo. Fragoso, que marcou três vezes, foi o destaque.

Telegrama enviado por jornalistas do Espírito Santo e publicado pelo Jornal do Commércio do Rio mostra que Guimarães não teve influencia alguma sobre o resultado. “Enfim o glorioso bicampeão carioca de terra e mar deu sobejas provas dos eu valo. Reuniu todas as suas energias e pisando o field dominado pela força de vontade que já é o traço característico dos que o compõem, lutou bravamente, conseguindo abater por alto score o team representativo do esporte capichaba. Tem razão os torcedores rubro-negros quando dizem que o Flamengo é o Flamengo”, destacou.

Os próprios derrotados fizeram questão de comparecer ao chá dançante que Guimarães, também chefe da delegação carioca, ofereceu à “distincta sociedade” de Vitória, no Hotel Majestic.

Voltar ao índice

Nenhum comentário: