Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O Gol de Rondinelli

Esse gol é absolutamente histórico e nos traz boas recordações. O Vasco jogava pelo empate quando no apagar das luzes o Deus da Raça do Flamengo, Rondinelli subiu na área vascaína e decretou a vitória do Rubro-Negro

=============================================

As emoções deste clássico carioca estão guardadas até hoje.

Ninguém, nem a torcida do Flamengo reparou quando Rondinelli deixou o seu posto de sentinela na zaga rubro negra e caminhou em direção á área do Vasco com um ar de quem estava com péssimas intenções. Eram 41 minutos do segundo tempo, no dia 4 de dezembro de 1978, no maracanã, e Zico ia bater o escanteio. O empate de 0x0 dava ao Vasco o titulo do segundo turno e obrigaria a um jogo extra para decidir o campeonato. Mas, Zico levantou a bola na área e, Rondinelli penetrou, subiu mais que os zagueiros vascaínos e cabeceou violentamente para a meta de Leão. Ainda faltava quatro minutos e a torcida do Flamengo sentia que estava conquistando um novo titulo de campeão carioca. O Vasco nunca iria empatar e acabava ali, no gol imortal de Rodinelli, o campeonato Carioca de 1978.

As relações entre Rondinelli e a bola não eram exatamente cordiais. Ele era pago para tira-la da área rubro negro, se preciso espanando os atacantes adversários e passando sobre suas canelas como um rodo. A partir daquele jogo, a torcida do Flamengo passou a chamar Rondinelli de – Deus da Raça. Ele não era o melhor jogador do time do Flamengo, mas certamente, era a alma do time.

O melhor é que, desta vez, os vascaínos não podiam dizer que Rondinelli se apoiara nos ombros de alguém da defesa vascaína, como falaram que Valido se apoiara em Argemiro para marcar o gol do tri campeonato em 1944.

Quatro minutos depois do gol, o juiz apitou o final da partida e o carnaval rubro negro começou no gramado, no vestiário e pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro.

Fonte Museu do Esportes

2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre bom lembrar este jogo, principalmente porque a partir dele ganhamos tudo, o proprio Zico diz na abertura do seu livro que foi ali q tudo comocou.So uma coisa, Rondinelli passou a ser chamado de deus da Raca depois de quebrqr a mandinbula ao se chocar na trave no primeiro jogo da decisao contra o atletico-mg no mineirao, onde perdemos por 1x0 e ele nao pode jogar a final.

Abracos
Fabio

negão ksado disse...

Galera seria bom esse time atual junto com o novo treinador, olhasse os jogos do mengão na década de 80 e os dirigentes tmb, para que possam montar um ótimo time em 2009 para que possamos ganhar tudo que disputarmos, e não fazer a gente passar vergonha igual esse ano, que tivemos pra ganhar o brasileiro, ou a vaga na libertedores que deixamos passar por entre os dedos, um abraço a todos e saudações rubro negras