Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

O CAMPEÃO DE 87...

O CAMPEÃO DE 87...

Bomba! Bomba!


Assim eram anunciados os jornais que tinham em suas manchetes algum fato inusitado ou declaração polêmica, e seria um título bem apropriado para discutir o tema que se segue. O Flamengo é Penta ou não é?
No último domingo, no programa “Terceiro Tempo”da Record, eu defendi minha crença de que o vencedor do Brasileirão de 87 foi o time carioca, e que fique claro que isso independe de minha visão de torcedora ou carioca. Foi uma avalanche de e-mail’s inteligentes e estúpidos aqui no site.
Vamos aos fatos:
Conta a história que a CBF desistiu, por problemas financeiros, de fazer a competição nacional daquele ano, o que levou a uma reunião inédita e fundamental para os clubes brasileiros: a criação do Clube dos Treze.
Em reuniões comandadas pelo presidente do São Paulo, Sr.Carlos Miguel Aidar, ficou estabelecido que a Copa União, com o apoio da Varig, TV Globo e outros, uniria em disputa 16 clubes sendo eles: Flamengo, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Grêmio, São Paulo, Fluminense e Palmeiras no grupo A, e pelo B, Botafogo, Vasco, Bahia, Corinthians, Goiás, Santa Cruz, Santos e Coritiba.
Poucos imaginam o quanto isso revolucionou o futebol local. Patrocínio? Jogo de todos contra todos? Tabela limpa e organizada? Tudo era novidade.
A entidade maior do nosso futebol, assustada ao ver seu comando ameaçado, resolveu entrar na disputa e criou a Taça Roberto Gomes Pedrosa, que reuniu os clubes considerados menores, os mesmos que apoiavam no poder os dirigentes Otávio Pinto Guimarães e Nabi Abi Chedid. Guarani, Criciúma, Joinville, América-RJ, Inter de Limeira, Portuguesa, Atlético-PR, Rio Branco-ES, Bangu, Treze, Ceará, CSA, Náutico, Atlético-GO, Sport e Vitória fizeram essa disputa.
Você, torcedor de qual time for, olhando as duas listas de clubes, apontaria qual delas como representante da primeira divisão do futebol brasileiro?
Pois é, a minha conclusão é a mesma!
Ao fim da Copa União, chamado então de módulo verde, o Flamengo terminou em primeiro e o Inter ficou com o vice, já pela Taça, módulo amarelo, o Sport ficou como campeão, com o Guarani em segundo.
Só que no meio do caminho, depois da quinta rodada dos dois campeonatos, a entidade maior do nosso futebol conseguiu que o representante do Clube dos Treze, Eurico Miranda (conhece?), assinasse um documento regulamentando um quadrangular final em turno e returno entre as duas competições para ver quem seria o verdadeiro campeão. Depois de assinado, o Sr, Aidar desautorizou o diretor carioca e com apoio dos outros dirigentes negou a possibilidade de decisão entre o campeão e vice de um grupo e outro.
Fiel ao que foi combinado, o Flamengo não fez a disputa. O time de Recife e o de Campinas se autoproclamaram campeões após uma disputa de pênaltis entre os dois que terminou em 11 a 11, com a desistência dos presidentes de ambos os lados. Já em 88, mesmo depois do presidente do Conselho Nacional de Desportos (CND) Manuel Tubino ter declarado o Flamengo campeão Brasileiro, os dois clubes voltaram a campo no interior de São Paulo, dia 31 de janeiro, para cumprir o tal quadrangular, que terminou com o empate em um a um. Em Recife, o time da casa venceu por um a zero e se sagrou campeão de 87 com o aval da CBF.
Tire você as suas conclusões e responda quem é o campeão de fato daquele ano. Para quem não questiona nunca as decisões da nossa confederação de futebol a resposta é certa, mas se você nem sempre concorda com o opinião oficial....
Pra mim, pouco importa a taça, símbolo dourado da vitória. O melhor time do Brasil era o Flamengo, de Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Aílton e Zico (Flávio); Renato, Bebeto e Zinho, comandados por Carlinhos, e nenhum papel vai me provar que o Sport (para o qual tenho torcido pela amizade e reconhecimento do trabalho do técnico Geninho) foi o melhor.
Respeito o Penta do São Paulo e admiro o clube mais bem administrado do país. Espero que o Sport se reforce e dispute cabeça a cabeça com os melhores. E torço para que o Flamengo tenha times dignos de sua história e com convicção declaro:
Deixem de discussão! O Flamengo não precisa de aval da CBF, do tricolor paulista nem de ninguém para declarar o que o Brasil já sabe: É Penta!!!
Fontes: Textos diversos dos jornalistas Roberto Assaf, Fernando Calazans, Juka Kfouri e Renato Maurício Prado

Renata Cordeiro

http://www.renatacordeiro.com/coluna/coluna10.php

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Renata!

Concordo com vc plenamente...
Vc foi educadinha no texto mas deve pensar q nem eu! Se o São Paulo quer tanto essa taça, pode pegar ela e enfiar no c. e que sejam felizes assim hehehe:)

Não importa ter, o que importar é ser!

C.R. Flamengo, primeiro penta campeão brasileiro!

Vai ser vergonhosa a entrega da taça, mas é sempre divertido ver os porcos rolando na lama...

Abçs

Rodrigo R.