Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Um banho de bola - Fla 6 x Flu 1 - 1956



Naquela tarde de 18 de dezembro de 1956, a torcida do Fluminense sofreu um dos maiores vexames de sua história. É preciso que se diga que, em nenhum momento dos noventa minutos, o Fluminense foi um time, um conjunto, um adversário. Nem mesmo quando, por um instante, vencia por 1x0, graças a um lindo gol de Didi. O Fluminense já entrou em campo com a alma derrotada. Enquanto isso, o Flamengo realizou sua melhor apresentação no campeonato.

O primeiro tempo terminou com 3x1. Aos 24 minutos Telê bateu uma falta para Didi que matou a bola no peito e fez um gol de alta categoria. Um minuto depois, Joel escapou pela direita e chutou sem angulo. A bola entrou entre a trave e o goleiro Veludo. Mais três minutos e Dida recebendo de Paulinho desvia de Veludo e marca o segundo gol. Dominando a partida com certa tranqüilidade, o Flamengo somente chegou aos 3x1 no ultimo minuto do primeiro tempo. Paulinho chutou, aparentemente a bola ia para fora, o goleiro Veludo saltou espetacularmente defendeu mas largou a bola nos pés do próprio Paulinho que mandou para as redes. Na etapa complementar a goleada começou a se desenhar aos 24 minutos através de um golaço do artilheiro Dida. Aos 38 Paulinho recebe de Zagalo e faz 5x1. Aos 44 novamente Paulinho completa o marcador de 6x1.

Como explicar a goleada de um time candidato ao titulo de campeão ? Podemos dizer que o Fluminense sofreu um colapso não só técnico como também psicológico. Não teve o mesmo élan, o menor espirito de luta e não acusou nem mesmo o desespero das grandes derrotas. O Flamengo apresentou um grande futebol. Com entrosamento em todos os setores o rubro negro não deu nenhuma chance ao adversário. Ao longo dos noventa minutos o Flamengo foi sempre fiel a sua legenda de sangue, de paixão, de garra. Mesmo quando Didi abriu a contagem no maracanã, era ainda o Flamengo que tinha autoridade de ganhador. Não se pode destacar nomes no clube rubro negro porque todos jogaram muito bem. O time foi um bloco solidário, harmonioso, irresistível. A defesa liquidou os ataques do adversário, não permitindo que, jamais, a ofensiva tricolor ameaçasse a meta de Anibal. Quanto ao ataque do clube da Gávea, justiça se faça, foi uma máquina admirável. Soube criar o espetáculo. Dida e Paulinho foram os grandes nomes da tarde.

Este foi o jogo que acabou com a carreira do goleiro Veludo acusado de venal por dirigentes do Fluminense.

O Flamengo goleou com Anibal. Servilho e Pavão. Jadir. Dequinha e Jordan. Joel. Paulinho. Indio. Dida e Zagalo.
O Fluminense perdeu com Veludo. Benê e Pinheiro. Vitor. Clóvis e Bassú. Telê Santana. Didi. Valdo. Robson e Escurinho.

http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=5113

Nenhum comentário: