O novo ídolo
O time do Flamengo atuou com os seguintes craques: Domingues, Murilo, Onça, Guilherme e Paulo Henrique; Rodrigues Neto e Liminha; Doval, Dionísio, Luiz Cláudio, Arilson e Urubu.
Tim, o técnico da equipe rubro negra, demonstrou grande senso de oportunidade. Utilizando todos os trunfos facultados pela lei. Diz a lei que cada equipe só pode entrar em campo com três jogadores estrangeiros e dois zoológicos. Assim, depois de escalar Doval e Dominguez, ambos argentinos, Tim surpreendeu a imensa torcida do Flamengo ao lançar Urubu ao lado de Onça. E como todos sabem, o grande astro do anoitecer do domingo foi justamente Urubu.
Ao iniciar-se a partida urubu fez a volta olímpica ao redor do gramado, com uma bandeira amarrada no pé. Setenta mil rubro negros saudavam o novo ídolo aos gritos de ¨Mengo”! “Mengo”!, “Urubu”! “Urubu”! e “Bicho”!, “ Bicho”!.
Um repórter radiofônico foi encarregado de colher as impressões do novo craque, antes e depois da emocionante vitória sobre o Botafogo. Cinco minutos antes do apito inicial, ouvi o seguinte diálogo no meu radinho de pilha:
Locutor: Como é, está nervoso?
Urubu: Primeiramente, quero dar o meu boa tarde ao ouvinte da Rádio Arca de Noé, e também mandar um abraço aos meus familiares. Espero que em casa estejam todos bem e lembro que, se tudo der certo, ainda hoje estarei com minha família, comendo a carniça da vitória. Agora, se estou nervoso... realmente lá no Monte de Lixo Futebol Clube a torcida era bem menor e os adversários não tinham a mesma categoria de um Gérson, por exemplo. Mas sempre fui muito calmo e espero corresponder aos anseios da massa Rubro Negra.
No vestiário, ao terminar o primeiro tempo:
Locutor: - E agora com a palavra a grande revelação deste domingo glorioso. Urubu, o atacante número 12! Como foi que você conseguiu fazer aqueles dois gols?
Urubu: - Bem, o seu Tim me disse para ficar secando o goleiro do Botafogo, e foi o que fiz. Plantei-me lá marca do córner, lado esquerdo, e fiquei olhando Ubirajara com um olhar que aprendi ao ver passar a bolada. E assim passaram aquelas duas bolas.
Locutor: Acredita numa reação do Botafogo?
Urubu: - Em futebol tudo pode acontecer, e o Botafogo é inegavelmente uma grande equipe. Mas se eles reagirem nós saberemos esquematizar a defesa. O resto só o tempo dirá.
No fim do jogo:
Locutor: - Prezados ouvintes, novamente aos nossos microfones o canibal que praticamente decidiu a peleja. Urubu, como é que você está se sentindo agora que é o novo ídolo da cidade?
Urubu: - Estou contente por ter proporcionado momentos de indescritível alegria a essa imensa multidão. O Flamengo é realmente O Mais Querido, bem que merecia vencer o Bicampeonato Carioca, depois de três anos sem vitórias ante o esquadrão de Zagalo.
Locutor: - Acha que o João Saldanha poderia incluir o seu nome entre os eleitos das eliminatórias da Copa do Mundo?
Urubu: - Embora possa parecer estranho, um urubu entre canarinhos, creio que hoje mostrei meu futebol. Estou tinindo, modéstia à parte. Saldanha pode resolver o problema da seleção com base na equipe do santos e com dois craques de outras equipes. Ou seja: Gérson, do Botafogo, e Urubu, do Flamengo, no lugar de Pelé.
José Carlos Oliveira
Livro: História do Futebol Brasileiro Vol. 1 - Flamengo
***************
Agradecimentos: Kid Ferreira
5 comentários:
Obrigado, meu amigo.
KID
.
URUBU é o BICHO!!! hehehe
Paulo Tinoco / Macaé.RJ
Parabéns por mais essa história.
kid tah ficando famoso :p
Kid, tu que copiou esse texto. Muito maneiro, e quanto ao Urubu ele tem razão somos sim o mais querido do Brasil.
Valeu,
KID.
Postar um comentário