Estréia de Dida no Flamengo
Dida estreou no time principal do Flamengo no dia 17 de outubro de 1954 no clássico carioca Flamengo e Vasco da Gama com o maracanã lotado.
Em seu comentário para a revista, O Esporte Ilustrado, o conhecido jornalista Luiz Mendes fez um relato sobre tudo que aconteceu antes, durante e depois do sensacional clássico. Extraímos uma parte desse comentário, justamente aquele que fala sobre a estréia da ala esquerda dos aspirantes do Flamengo no time titular. Luiz Mendes disse o seguinte:
“Ainda há poucos meses eles estavam em suas terras, ouvindo pelo rádio os grande jogos do Rio, apenas sonhando com o maracanã. Hoje, como eles vivessem a história de um desses contos maravilhosos de Alice no país da maravilha, eram, de verdade, protagonistas daquela beleza toda, transformando, de um momento para outro, em ídolo de uma platéia que se dá ao luxo de ser considerada a maior do Brasil. E os dois meninos da ala esquerda rubro negra, vivendo essa realidade empolgante, fizeram algumas travessuras”.
“Numa fugida de Bábá, o magnifico “scratchmam” nacional Paulinho de Almeida teve que usar de recursos extremos para evitar o gol, derrubando o ponteiro antes que ele entrasse na área. E disso nasceu o golaço de Rubens, cobrando a falta de maneira notável, chutando ao estilo de Jair, contornando a barreira e fazendo a bola chegar as redes”.
“O começo da vitória, portanto, teve inicio na manobra dos dois garotos. Um deles, o meia Dida, livrou-se do robusto Eli do Amparo, que parecia um Golias diante de um Davi, e meteu a bola na esquerda para a fuga de Bábá. Depois, no segundo tempo, a verde ala esquerda, formada por dois meninos que vieram do Norte, não teve maior influência de nenhum nervosismo. Paulinho não precisou, entretanto, temer mais as fugidas de Bábá, porque o ponteiro se contundiu e ficou em um pé só, sem poder correr. Apenas Eli continuou caçando Dida, e Dida como se fosse desconhecedor do nome, do prestígio e, até da condição de “scratchmam” do médio do Vasco, prosseguiu passando por Eli como se Eli não existisse”.
O jogo foi realizado no maracanã no dia 17 de outubro de 1954 em disputa do campeonato carioca. O Flamengo venceu por 2x1 com gols Rubens e Indio e Alvinho para o Vasco.
O Flamengo ganhou com Garcia. Tomires e Pavão. Jadir. Dequinha e Jordan. Joel. Rubens. Indio. DIDA e Bábá.
O Vasco perdeu com Barbosa. Paulinho e Belini. Eli. Mirim e Dario. Sabará. Ademir. Vává. Maneca e Alvinho.
Crédito: http://www.museudosesportes.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário