Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 19 de maio de 2008

A Fé Rubro Negra




Não deveria, mas ainda me surpreendo com as manifestações positivas da Maior Torcida do Mundo. Em momentos de dúvida e incerteza, quando parece que a maionese vai desandar, e os adversários se encontram até em melhor momento, os flamenguistas, num arroubo do mais genuíno orgulho rubro negro, demonstram em massa toda sua confiança na recuperação do time. Bandeiras surgem nas varandas e janelas de prédios, flamenguistas vestem com garbo o manto sagrado e crianças dão sinceras mostras da permanente renovação do nosso incomensurável exército de torcedores.

O que move toda essa massa humana, composta de ricos, pobres e remediados a favor do Flamengo, em primeira instância, é um sentimento de coletividade que não se encontra talvez em nenhuma outra torcida. Não se trata apenas de pessoas que torcem para um clube. Há valores muito maiores dentro de cada flamenguista pelo Rio e pelo Brasil afora. Como se explica tamanha vontade de vencer em momentos aparentememente adversos em que nos encontramos inferiorizados tecnicamente pela imprensa e pelos rivais? Outras torcidas não procedem assim.

Evidente, pesa a nosso favor nossa superioridade numérica. Mas não é só nela que nos apoiamos quando se trata de defender as cores do Flamengo. Existe, sem dúvida, um sentimento de comunhão entre os flamenguistas, uma espécie de liga, que faz com que o pensamento da massa - que não é unanimidade - convirja num objetivo único. Há, pelo que parece, uma transmissão de pensamento instantânea, que guia os rubro negros em prol da superação. Uma fé quase religiosa, que não respeita os limites impostos pela lógica do resultado e do esporte. Uma fé rubro negra.

Existem alguns episódios na nossa densa história que são emblemáticos. O naufrágio do nosso primeiro barco de remo, Pherusa, a tenaz resistência do grupo de náufragos e o heroísmo de Joaquim Bahia já marcaram o Flamengo, para sempre, como um grupo unido e que não desiste de seus objetivos. Que não são apenas conquistas materiais. Inculcado em cada representante do Flamengo, acima de tudo, está a vontade inabalável da manter o nome do clube sempre no alto, e isso não implica somente títulos e vitórias. Como dito antes, a fé rubro negra está acima de aspectos técnicos e práticos.

Outro símbolo desse amor inabalável foi a morte de Gilberto Cardoso. Não me recordo de nenhum outro clube cujo presidente tenha falecido após uma cesta decisiva numa final de campeonato. Não me lembro nem de um que tenha pelo menos passado mal ou que tenha demonstrado de alguma forma mais física tamanha entrega por um clube. É o exemplo que fica pra sempre na memória da massa flamenga, que deve ser reverenciado como um herói de guerra, morto em combate em nome da glória de uma nação. Por isso, amigos rubro negros, não canso de repetir sempre ao final das simplórias postagens desse blog a frase eternizada por Jaime de Almeida:

AVANTE FLAMENGO!!!

****

Crédito
http://www.flamengotimedopovo.blogspot.com/

2 comentários:

Julio disse...

O ENDEREÇO WWW.FLAMENGOTIMEDOPOVO.BLOGSPOT.COM MUDOU

AGORA É WWW.MAISUMBLOGDOFLAMENGO.BLOGSPOT.COM

VLW SRN

warley.morbeck disse...

Valeu Urubu. Seu link está adicionado.