Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

sábado, 17 de maio de 2008

Meu dia de glória - Zizinho




Revista Placar

Foto do gol de Valido que deu ao Flamengo seu tri campeonato em 1944.

Flávio Costa não era bobo, sabia muito bem uma equipe que tinha: Jurandir. Newton e Quirino. Biguá. Bria e Jaime. Valido. Zizinho. Pirilo. Tião e Vevé, e com tantos boêmios, em véspera de decisão, só havia mesmo uma saída: concentrar cinco dias antes do jogo. Mas, naquela final de 1944, contra o Vasco, não havia concentração que resolvesse os muitos problemas daqueles craques. A Gávea mais parecia um hospital. Lá estava Pirilo doente sem poder andar. Valido com violenta febre, que ia e vinha, preocupava todos. Como se não bastasse, o Flamengo tinha perdido Perácio, que fora para a Guerra e o Domingos da Guia vendido ao Corinthians. Na verdade, no ataque o único que tinha condições de jogo era Zizinho.

Durante o campeonato o Flamengo estava vários pontos atrás do líder. Aos poucos foi reagindo e encostando no Vasco seu último adversário. Assim, Vasco e Flamengo chegaram a última rodada em igualdade de pontos e um empate significaria uma melhor de três para decidir o título de 1944. Quando chegou a semana da decisão, a concentração do clube da Gávea estava cheia de mosquitos e ninguém melhorava. Então, Zizinho reuniu todo mundo e fizeram um pacto. No domingo seria tudo ou nada. Seria o jogo mais importante para todos. Uma vitória valia um tri campeonato.

Foi o jogo mais dramático da vida de Zizinho. Foi uma explosão quando Valido subiu com Argemiro, no finalzinho do jogo, e colocou a bola no fundo das redes de Barqueta. Era o prêmio pela, luta, persistência, dedicação e união daqueles jogadores que, na verdade, não estavam em suas condições reais de jogo. Quando acabou o jogo, caiu Valido para um lado, Pirilo para o outro. Desmaiaram e tiveram que ser carregados para o vestiário, em meio a festa e a alegria do tri campeonato. E não adiantaram as reclamações dos vascaínos, dizendo que Valido se apoiou em Argemiro para cabecear. Nunca mais outra emoção apagou da lembrança de Zizinho aquele momento fantástico, da partida mais apaixonante da sua vida. A conquista do tri campeonato de 1944 foi o dia de glória para Zizinho. Ele saiu da Gávea direto para a Praça XV, afim de pegar a barca das dez para Niterói. Foi um momento em que Zizinho passava a ser tri campeão da cidade no peito, na raça e com um time inesquecível.

Zizinho jogou pela primeira vez com a camisa do Flamengo num jogo preliminar contra o Fluminense quando marcou dois gols, um deles, de bicicleta. Ele ainda jogaria duas vezes no time de aspirante, contra o Vasco e o América. Sua estréia no primeiro time do Flamengo aconteceu no dia 24 de dezembro de 1939 em amistoso contra o Independientes da Argentina.

Fonte: http://www.museudosesportes.com.br/

Nenhum comentário: