Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

domingo, 12 de outubro de 2008

AIRTON BELEZA



Aírton Beleza com o belo e saudoso macacão da CBD.


AIRTON

Aírton Baptista dos Santos, o Aírton Beleza, centroavante do Flamengo de 1963 a 67, morreu no Rio de Janeiro no dia 18 de fevereiro de 1996.

Logo no início de sua carreira o saudoso Aírton foi chamado para defender a seleção olímpica do Brasil que disputou e venceu o Panamericano de São Paulo, em 1963. Uma passagem inesquecível com a camisa canarinho pois além de levantar o caneco e conseguir a artilharia da competição, Aírton foi responsável por um recorde que dura até hoje na Seleção Brasileira Sub-23: marcou sete gols em uma só partida.

O jogo, um Brasil 10x0 EUA válido pelo Panamericano de São Paulo, foi realizado no dia 28 de abril de 1963, no estádio do Parque São Jorge. O árbitro João Etzel Filho apitou a incrível goleada comandada por Aírton Beleza, que marcou sete gols. Othon, Nenê e Jairzinho completaram o marcador.

Nascido no dia 19 de maio de 1942, no Rio de Janeiro, Aírton se destacou jogando pelo Flamengo. Em sua passagem pela Gávea ele atuou em 130 partidas (76 vitórias, 22 empates, 32 derrotas) e marcou 72 gols.

Além do Fla, o ex-atacante também defendeu o Botafogo e o Corinthians. Sua passagem pelo Timão não foi das melhores. Ele foi emprestado pelo Flamengo em troca do meia Silva para a disputa do Paulistão de 1965, mas logo acabou devolvido. Foram 25 jogos com a camisa do alvinegro paulista (17 vitórias, 3 empates, 5 derrotas) e 11 gols marcados.


**********************************************************************************



Flamengo anos 60. Em pé, da esquerda para a direita: Murilo, Marcial, Ditão, Ananias, Carlinhos e Paulo Henrique. Agachados: Carlos Alberto, Nelsinho (o Nelsinho Rosa), Aírton Beleza, Berico (ex-Guarani) e Osvaldo Ponte-Aérea.



Fontes: Site Milton Neves e Sambafoot.

Agradecimento: Romulo Severo

8 comentários:

Anônimo disse...

Disculpas pelo meu Portugues (Portunhol?), so quero manifestar que lembro Airton muito bem, ele foi atacante do equipe de Barranquilla, minha cidade natal en Colombia, Junior FBC. Foi muito temperamental, mais fizo uma dupla sensacional com Dida (Edivaldo Alves) que nunca foi esquecida pelos fanaticos do bom futebol.
Paz nos tumulos destes dois grandes jogadores.
Luis
Phoenix, Arizona, USA

warley.morbeck disse...

Luis, obrigado pela força. Apareça sempre com suas lembranças e sugestões de novos tópicos.

Saulo disse...

Legal essa informação sobre o Airton Beleza. Ele teve uma passagem inesquecível mesmo pela seleção.

warley.morbeck disse...

Valeu Saulo. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Parabéns ao grande Airton.

Anônimo disse...

Legal esse histórico de jogadores que atuaram no Fla. Po se puder passa no meu blog e deixa um comentário lá. Gostaria de ser um parceiro de blog seu. Como faço?

SRN

warley.morbeck disse...

Mengão Guerreiro, obrigado pela visita.

Me mande um e-mail no endereço que aparece na página e podemos combinar

Anônimo disse...

Hola, pido disculpas por no escribir en portuguès, pero soy colombiano y fui testigo de las tardes maravillosas de Airton beleza con Dida, Escurinho, Valentin, Othon, Miranda..figuras mundialistas de reconocida trayectoria en barranquilla..paz en su tumba y gracias por el fùtbol.
Gustavo Quintero,Barranquilla ,Colombia