Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

sábado, 11 de outubro de 2008

Flamengo, um amor à distância

"O Rio foi seu berço, mas sua casa é o Brasil. Sua camisa vermelha e preta viaja de canoa pelos igarapés; galopa pelas coxilhas; caminha pelos sertões; colore todas as praias; está nos barracos das favelas e nas coberturas triplex. Quem é?", como disse o grande Ruy Castro nesse belo texto acima, o Flamengo é uma Nação, que tem torcedores em todos os estados do país, sendo maioria em vários deles, inclusive no Rio Grande do Norte, onde moro.

Há quem critique quem torça por clubes de outros estados: "Tanta gente torcendo pra um time de fora do estado. Isso é uma vergonha!", é o que alguns alienados dizem, mas perdoai-vos, eles não sabem o que é ser Flamengo, um clube que nasceu no Rio, mas que tem 80 % da torcida em outros estados e desperta paixões até de muitos estrangeiros. Motivo? Alguns dizem que foi a Rádio Nacional, que transmitiu para todo o país jogos memoráveis do Mais Querido, mas eu não. Digo que é paixão.

O Flamengo tem tanta torcida porque é o time que mais apaixona, que emociona. O Rubro-Negro não fica feliz só porque o time ganha, mas porque a torcida dá show. Como dizem por aí: "O Flamengo não é um time que tem uma torcida, é uma torcida que tem o time". É uma verdadeira Nação, que sem os torcedores de fora do Rio de Janeiro não seria tão grandiosa.

Enfim, não serei eu, um mero rubro-negro que acompanha o Flamengo de longe, mas torce como se estivesse no Maracanã, que irei explicar toda a paixão que esse clube desperta em milhões de pessoas mundo afora. Esse texto tem apenas o objetivo de mostrar como é torcer pro maior clube do mundo de tão longe, de um pequeno grande bar em Natal-RN, onde centenas de rubro-negros se reúnem uma ou duas vezes por semana para cantar e vibrar pelo nosso Mengão.


****
Lucas Mesquita, Rio Grande do Norte

www.flamengol.com


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o texto.