Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O suor do Merica - Por Zico

O suor do Merica

Junior, eu e outros jogadores estávamos no vestiário do Flamengo, na Gávea, depois de um treino, e Merica, já de banho tomado, recém chagado de Alagoinhas, inteiror da Bahia, apareceu todo produzido. A roupa, toda colorida mais parecia um arco-iris. Sempre sério, o bigode deixava o rosto mais fechado ainda.

Pedimos para ele entrar onde estávamos e fechar a porta. Queriamos conversar, saber como estava se sentindo no Rio, no Flamengo, enfim, nosso propósito era esticar a conversa o quanto pudéssemos. Meriquinha suava. Suava e sacudia a camisa tentando se refrescar. Até que não Suportou o calor.

- Quartinho quente esse, sô....

Estávamos na sauna.


***


Andávamos, mais ou menos, pelos anos 75/77. Merica já estava enturmado no Flamengo. Num jogo contra o América, no Maracanã, acertou uma bomba de fora da área. Marcou o primeiro gol dele com o manto sagrado. Correu pra galera e quando gritou "gol" foi um Deus nos acuda: a "Cremilda" voou e ele voou atrás, num pulo jamais imaginado. Segurou a dentadura no ar, antes que alguém pisasse e colocou no lugar. Todos nós por cima dele.

- Quase perdi a "criança", reclamava desconcertado.

***

Depois dos episódios da sauna e da dentadura, Meriquinha entrou no clima da intimidade. e quem estivesse lendo um jornal sofria. Ele vinha como quem não quer nada e "vapt", dava um golpe de caratê no meio da página. Rasgava a folha, acabava a leitura. Até que um dia...

Júnior estava sentado, lendo um jornal. Merica veio que veio, cheio de gás e "tchan", quase quabrou a mão. tinhamos colocado por baixo do jornal um pedaço de madeira grossa. Quase deu briga. Meriquinha teve de jogar com a mão enfaixada.

***

Vida que segue e a Ala de Compositores do flamengo, formada por Edu (meu irmão), Júnior, Zé Roberto (que saiu do Fluminense para a Gávea e sempre foi um capeta) e eu, resolveu modificar a letra do samba-enredo da Império Serrano, que era "As lendas das rainhas do mar". Adaptamos ao Merica.

Nos percursos da concentração para o Maracanã era com agente mesmo: Merica lá na frente do ônibus, nós lá atrás: Júnior no tantan, Ramirez (aquele lateral direito uruguaio) no violão, todos cantando em voz alta. O refrão dizia assim:

"Sai pra lá/ Ô diabo não quero te ver/ e de sobra/ ainda trouxe contigo o Dendê"

Aí deu briga mesmo. Merica levantou, agarrou no pescoço do Ramirez e tentou arrebentar as cordas do violão. Foi um problema tirar Meriquinha de cima do uruguaio.

Nós paramos de encarnar nele.

Tempos depois ele perdeu a vergonha e numa viagem para o Maracanã perguntou rindo (o que era raro):

- Não vão cantar a musiquinha do meriquinha, não ?

Tudo era muito divertido.

Eu fui

(Texto retirado do Espaço do Zico, Revista do Flamengo número 19)


Fonte: http://www.geocities.com/RodeoDrive/4510/colun2.htm

16 comentários:

Marcos TOTÔ Evangelista disse...

Obrigado pela visita e pela força!!! Cara a torcida tem que apoiar e muito o Vandinho ele vai dar muitas alegrias ao NOSSO MENGÃO!!! É SÓ TER CALMA COM ELE!!! E nós aqui pelo sul estamos na luta pra chegar na Série A!!! abraços

Administrador disse...

Bom dia camarada!
Pôxa, obrigado pela nobre visita ao meu singelo Blog, ainda mais de um Blog do nosso amado Mengão pÔ! :D

Já estou fuçando por aqui, um grande abraço e um bom dia!

Leandro

avainet.blogspot.com
blogsavaianos.blogspot.com

warley.morbeck disse...

Valeu pela visita, galera

Anônimo disse...

Caro amigo Warley e nobre Flamenguista, eu acho que se fosse só a Lusa ou nossos adversários em campo não teria maiores porblemas o pior é que lutamos contra um tribunal que é muito mais poderoso que qualquer outra coisa, e agem com golpes baixos. Todo mundo sabe que perder um Grenal ou outro jogo de goleada é muito dolorido mas pior muito pior é sofrer uma goleada de 4x0 do stjd ou seria stid. Desculpa o desabafo mas estou indignado. Abraço.

warley.morbeck disse...

TRicolor quem manda no futebol Brasileiro é a Federação Paulista, que faz o que quer entro da CBF e do STJD

Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com/

Anônimo disse...

Pois é cara e o Diego Souza e Kléber do Palmeiras tambem, eles usam dois pesos e duas medidas nos julgamentos. Absurdo

Jogo Aberto disse...

é o vasco esta muito mal mesmo, e como esta mal.

o zico é idulo.

Anônimo disse...

Grande Merica hehehe

Aldevan Junior disse...

Ótima história!

O Galinho sim tem histórias para contar.

Pena eu ter nascido em 1986. Perdi o tempo aureo do clube do meu coração.

Meus maiores ídolos até agora são Romário e Léo Moura...

Só sei das histórias do Galinho pelas histórias... Infelizmente, não vivi esse tempo...

Abraço!

Anônimo disse...

Grande história. Grande Merica. Grande Zico. Grande Blog :-)

FEBEAFLA disse...

Pergunte ao Zico se ele lembra de quando o Mengão estava fazendo a pré-temporada em Miguel Pereira e o Merica tomou todas e não conseguiu atravessar por uma ponte que dava para DOIS CARROS em Paty do Alferes.

warley.morbeck disse...

Obrigado pela história, Luiz :-)

Vinicius Grissi disse...

kkkkkkkkkkkk
fantástica história. esta da sauna é realmente sensacional!

Leandrus disse...

Hehehe, grandes histórias!

Dani Amorim disse...

Sou de Algoinhas-BA e sou amigo do Merica, e toda essa história me fez chorar de tanto rir, imprimir esse hitórico, pois quero mostrar a minha família quando estiver reunida, todos amam o Merica narigudo na minha casa! parabéns pela postagem!!!!!

Dani Amorim disse...

Sou de Algoinhas-BA e sou amigo do Merica, e toda essa história me fez chorar de tanto rir, imprimir esse hitórico, pois quero mostrar a minha família quando estiver reunida, todos amam o Merica narigudo na minha casa! parabéns pela postagem!!!!!