Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Carmen Miranda era Flamengo


Quem colaborou para esse post foi ninguém menos que Ruy Castro, um dos maiores escritores brasileiros, autor das biografias de Garrincha, Nelson Rodrigues e dela, a mulher que chegou a ser a mais bem paga dos Estados Unidos.

Com vocês, Ruy Castro:

"Carmen Miranda era Flamengo, sabia? Apesar de nascida em Portugal -- veio para o Brasil com 10 meses de idade, em dezembro de 1909 -- e criada em meio à enorme colônia portuguesa do Rio, tornou-se rubro-negra aos 16 anos, quando começou a namorar Mario Cunha, remador do Flamengo e filho de um dos fundadores do clube. Nos sete anos em que durou esse namoro, até 1932, Carmen teve a chance de torcer pelo Flamengo em inúmeras provas de remo e de outros esportes.

Carmen era a única ovelha rubro-negra em sua família, toda formada por vascaínos: o irmão Mocotó, que era remador do Vasco e da seleção brasileira, a irmã Aurora, o cunhado Gabriel e os sobrinhos.

Em janeiro de 1955, no Rio, Carmen foi levada por eles ao Maracanã para assistir à decisão do campeonato carioca de 1954, entre Flamengo x Vasco. O Flamengo venceu por 2x1 e foi bicampeão. Carmen vibrou tanto nas cadeiras especiais que foi chamada à atenção por seu cunhado. Mas respondeu: "Ih, meu filho, Flamengo, Carnaval, samba, é tudo a mesma coisa!".

Em agosto daquele ano, quando Carmen morreu em Los Angeles, o presidente do Flamengo, Gilberto Cardoso, emitiu nota oficial lamentando a morte da 'grande rubro-negra'."

6 comentários:

Cintia Pereira disse...

Acabo de ter um motivo para admirar Carmem Miranda, apesar de minhas reservas...

Warley Morbeck disse...

Boa pessoa ela era, né Cintia? rsrs

Urubu é Rei disse...

Flamengo, samba, carnaval.....é a síntese do brasileiro

Grande Carmem!

www.maisumblogdoflamengo.blogspot.com

Warley Morbeck disse...

É a mais perfeita síntese da alma brasileira, Urubu.

Rui Moura disse...

Na... na... na... O Ruy Castro é flamenguista, por isso diz essa coisa barbaridade... A Carmen só podia ser botafoguense!!!... rsrsrs...

Bom Carnaval e abraços!

Warley Morbeck disse...

Há controvérsias, Rui hehehe

Bom carnaval para ti