Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Carmen Miranda era Flamengo


Quem colaborou para esse post foi ninguém menos que Ruy Castro, um dos maiores escritores brasileiros, autor das biografias de Garrincha, Nelson Rodrigues e dela, a mulher que chegou a ser a mais bem paga dos Estados Unidos.

Com vocês, Ruy Castro:

"Carmen Miranda era Flamengo, sabia? Apesar de nascida em Portugal -- veio para o Brasil com 10 meses de idade, em dezembro de 1909 -- e criada em meio à enorme colônia portuguesa do Rio, tornou-se rubro-negra aos 16 anos, quando começou a namorar Mario Cunha, remador do Flamengo e filho de um dos fundadores do clube. Nos sete anos em que durou esse namoro, até 1932, Carmen teve a chance de torcer pelo Flamengo em inúmeras provas de remo e de outros esportes.

Carmen era a única ovelha rubro-negra em sua família, toda formada por vascaínos: o irmão Mocotó, que era remador do Vasco e da seleção brasileira, a irmã Aurora, o cunhado Gabriel e os sobrinhos.

Em janeiro de 1955, no Rio, Carmen foi levada por eles ao Maracanã para assistir à decisão do campeonato carioca de 1954, entre Flamengo x Vasco. O Flamengo venceu por 2x1 e foi bicampeão. Carmen vibrou tanto nas cadeiras especiais que foi chamada à atenção por seu cunhado. Mas respondeu: "Ih, meu filho, Flamengo, Carnaval, samba, é tudo a mesma coisa!".

Em agosto daquele ano, quando Carmen morreu em Los Angeles, o presidente do Flamengo, Gilberto Cardoso, emitiu nota oficial lamentando a morte da 'grande rubro-negra'."

6 comentários:

Cintia Pereira dos S. Machado disse...

Acabo de ter um motivo para admirar Carmem Miranda, apesar de minhas reservas...

warley.morbeck disse...

Boa pessoa ela era, né Cintia? rsrs

Julio disse...

Flamengo, samba, carnaval.....é a síntese do brasileiro

Grande Carmem!

www.maisumblogdoflamengo.blogspot.com

warley.morbeck disse...

É a mais perfeita síntese da alma brasileira, Urubu.

Ruy Moura disse...

Na... na... na... O Ruy Castro é flamenguista, por isso diz essa coisa barbaridade... A Carmen só podia ser botafoguense!!!... rsrsrs...

Bom Carnaval e abraços!

warley.morbeck disse...

Há controvérsias, Rui hehehe

Bom carnaval para ti