Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 5 de março de 2009

Moderato - O Jogador que jogou recém operado do apêndice por amor ao Flamengo


Se o importante fato de ter sido o primeiro gaúcho a vestir a camisa da Seleção Brasileira em Copa do Mundo fosse motivo suficiente para alguém escrever a história de Moderato, outro episódio justifica e o coloca em destaque na galeria de ídolos do Flamengo: o gaúcho fez o gol da vitória na decisão do título carioca de 1927, contra o América, mesmo recuperando-se de uma complicada cirurgia de apendicite – na época exigia muitos cuidados.

Moderato Wisintainer nasceu no Alegrete - município do interior gaúcho por seu berço de muitas personalidades, culturais, políticas e esportivas – em 14 de julho de 1902. Ele começou sua carreira no 14 de Julho de Livramento, um dos clubes mais antigos do Brasil, passou depois pelo Cruzeiro de Porto Alegre até se transferir para o Flamengo, no Rio de Janeiro. Lá Moderato fez a sua história e chegou à Seleção Brasileira. Mais do que isso, foi o primeiro gaúcho a ter essa honra, mesmo não estando em atividade no futebol gaúcho.

4 comentários:

Julio disse...

Grande Moderato!

Um dos maiores heróis rubro-negros de todos os tempos!

www.maisumblogdoflamengo.blogspot.com

DERLY. disse...

tivessemos hoje em dia mais jogadores como esse,rondinelli,toninho baiano,doval,etc,,, o nosso flamengo seria um time de alto risco,para os adversários é claro,abraços,srn.

ronaldo.

Anônimo disse...

Como jogadores assim fazem falta hoje em dia...

warley.morbeck disse...

É isso aí moçada. é inmpressionante como esses caras tem a chance de fazer história, mas só conseguem pensar na grana.