Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 14 de julho de 2009

Edilson Capetinha no Flamengo


Edílson Ferreira da Silva ( Salvador, 17 de setembro de 1970 - ), é um atacante que começou no futebol quando tinha apenas vinte anos de idade. Seu primeiro clube foi o modestíssimo Industrial-ES.

O ínicio da difícil jornada de Edílson que houvera de começar no futebol capixaba, ficou para trás ao fim de apenas uma temporada. Pretendido por outro pequeno clube, desta vez o Tanabi, time do interior paulista, o atacante finalmente se viu vislumbrado por um dos grandes do futebol brasileiro em 1992, quando tinha 22 anos.

Ao sair do Corinthians em 2000, com honras de Campeão Mundial, Edílson enfim realizou o seu sonho de infância ao vestir a camisa do seu clube do coração, o Flamengo. Aquele era de fato, um dos maiores desafios da carreira do capetinha que já havia provado não ter medo de cara feia. Sua contratação foi milionária, as cifras anunciadas pela mídia especializada falava de algo em torno de U$$ 7 milhões.

Chegou para a disputa do Campeonato Brasileiro de 2000 e se manteve no grupo que tentaria a conquista do Tri Estadual de 2001. Neste meio tempo, porém, o polêmico jogador encontrou rusgas com aquele que era, possivelmente, a maior das estrelas do time, o ioguslavo Petkovic. Desafetos assumidos, Edílson e Pet se davam muito bem dentro de campo, com o profissionalismo na ponta da chuteira, os dois comandaram o time que chegou a final do Campeonato Carioca de 2001 contra o todo poderoso Vasco da Gama.

A partida final dispensa comentários, mas a história precisa reeditar que depois de uma milimétrica assitência de Petkovic, Edílson fez o gol que abriria caminho para o emocionante golaço de falta do Ioguslavo.

Entre Agosto de 2000 e Dezembro de 2001, período da sua primeira passagem pela Gávea, Edílson disputou 83 partidas e assinalou 37 gols. Conquistando além do Campeonato Carioca, a Copa dos Campeões de 2001.

Em 2003, Edílson voltaria para a Gávea para a sua derradeira passagem. Formando dupla de ataque com Jean, num time que tinha Felipe no meio-campo, Edílson não conquistou títulos, mas fez bastante gols e ajudou o time comandado por Waldemar Lemos a se safar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Ao todo o baiano jogou 117 jogos e marcou 51 gols com o Manto Sagrado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sensacional...

Comemoração dos Vasgayinos no jogo contra a Ponte

http://www.youtube.com/watch?v=YadOzGZ5eYM

Jorge Santos