Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Flamengo em 1933

O ano de 1933 é dos mais movimentados na vida do Flamengo. Após se recusar a aceitar o profissionalismo, o rubro negro acabou cedendo, juntando-se, em janeiro daquele ano aos clubes que haviam adotado o novo regime.

Antes de fazê-lo, no entanto, o Flamengo jogou três partidas em Montevidéu, as primeiras de sua história no exterior. A estréia foi em 2 de abril, com a vitória de 3 X 2 sobre o poderoso Peñarol, em pleno estádio Centenário, onde os uruguaios haviam conquistado em 1930 o título mundial.
O Peñarol jogou com Capuccini, Canavese (Mascheroni) e Laino; Zunico, Fernandez (Chanés) e Mainardi; Castro, Matta, Young, Anselmo e Arremendi. Quatro jogadores desta escalação integraram o grupo que ganhou a primeira Copa do Mundo: Capuccini, Mascheroni, Fernandez e Anselmo.

No dia 14 de maio, no Estádio do Botafogo, na Rua General Severiano, o Flamengo fez seu último jogo como amador, vencendo por 16 X 2 o time do River, time do bairro de Piedade. O meia direita Nelson marcou 6 vezes. O centro médio Flavio Costa, que mais tarde ganhou fama como tecnico, fez o 13° gol. O ataque do adversario, formado por cinco "inhos" - Manuelzinho, Zezinho, Bebetinho, Luizinho e Nelinho - não inspirava mesmo respeito.

O Flamengo disputava então o Campeonato Carioca da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA), integrada por amadores, e terminou por abandoná-la na noite de 20 de maio, quando sua diretoria compreendeu, enfim, que já não havia como ignorar o regime profissional.
É interessante destacar uma curiosidade. O Flamengo ganhou por 16 X 2 o primeira e a sua última partida como amador.

Ir para o índice da história do Flamengo ano a ano

Um comentário:

FLAMENGO disse...

OLÀ BOA TARDE A TODOS.

SER FLAMENGO NÃO TEM EXPLICAÇÃO,SÒ QUEM È SABE EXPLICAR,( AS VEZES NEM SENDO NÒS SABEMOS)

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.