Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Flamengo em 1934

A implantação do regime remunerado levou os clubes a criar novas competições. Era preciso faturar para manter a folha de pagamento. O Torneio Extra surgiu em 1934, disputado pelos integrantes da liga Carioca de Football (LCF), a entidade profissionalista.

O Flamengo foi o primeiro clube a conquistar tal campeonato. Mas por pouco não o deixa escapar, por causa do impressionante desanimo que tomou conta do técnico, Flávio Costa, e dos jogadores após a derrota de 5 a 4 para o São Cristovão, no dia 13 de outubro, com um gol no ultimo minuto de jogo.

"O rapaz do placard pediu augmento de ordenado, cançado de tanto trabalho... Isso dizem os alvos, com bom humor, porque no seio do Flamengo nunca uma derrota foi tão sentida quanto a de sabbado. Seus players sumiram dos pontos habituais, e quando de raro em raro surgem, é com tristeza estampada no semblante, recordando um dia negro", registro o Jornal dos Sports, que publicou entrevistas com Flavio e com o ponta Jarbas.

"Sempre reputei o jogo nocturno no campo do São Cristovão como uma aventura. A tabella marcava a peleja para domingo a tarde", disse o técnico numa crítica evidente à sua diretoria, que concordou com a antecipação da partida. "Ninguém via o keeper deles naquela escuridão. Francisco vestiu-se de sombra. Na próxima vez levarei um lampião para iluminar o goal", garantiu Jarbas.

O bom humor de craques como o ponta rubro negro acabou por reanimar o grupo, tarefa mais complicada para uma época em que os jogadores, embora já profissionais, tinham sem dúvida mais amor à camisa. Com mais cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota, o Flamengo chegou à decisão, na qual venceu o Fluminense por 2 X 1 em jogo realizado no campo do América. O bem humorado Jarbas fez o gol do título.

Ir para o índice da história do Flamengo ano a ano

2 comentários:

Rio Futebol disse...

Muito bom o texto.

É interessante ver como o futebol era nessa época. Jogadores começando a ser remunerados e futebol começando a se profissionalizar.

Bem legal mesmo!

Passe lá no Rio Futebol também, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Gerson Sicca disse...

Sempre acho interessante ler essas histórias antigas. Tudo era muito diferente mesmo.