Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

sábado, 21 de novembro de 2009

Flamengo - Torcida Nacional

Esse texto eu escrevi para o site do Flamengo http://www.flamengo.com.br/site/conteudo/conteudo.php?id=257

***

"No Brasil todo mundo é Flamengo, onde quer que você vá, encontra rubro-negro com a camisa do clube, o aeroporto fica superlotado, os estádios também estão sempre cheios com a torcida do Flamengo. O Corinthians também tem muitos torcedores, mas a massa de sua torcida se resume a São Paulo". (Marques, ex-jogador do Flamengo)

A frase é do atacante Marques, que além de Flamengo e Corinthians jogou também no Atlético Mineiro, outro time de Massa. E ela é absolutamente correta. Não acho exagero dizer que o Flamengo é o único clube de torcida realmente nacional, tendo torcida em todos os pontos do Brasil.

Esse fato pôde ser comprovado na Copa dos Campeões de 2001, quando todos os jogos foram levados para o Nordeste. Naquele campeonato o Flamengo levava multidões até em treinos. O time estava certinho, estava cheio de bons jogadores e foi passando pelos adversários até chegar à final. O primeiro jogo da final foi disputado em João Pessoa – PB e foi uma das melhores apresentações que já vi do Flamengo. O time entrou em campo pressionando e em busca do gol, empurrado pela torcida Rubro Negra, que tomava o estádio. E a pressão não demorou para dar resultado. Reinado recebeu linda bola, driblou Rogério Ceni e rolou para Edílson abrir o placar. Lembro que a torcida fez uma festa maravilhosa no estádio, e eu comemorei muito a alguns milhares de quilômetros dali, em Rondônia (torcida nacional é isso). O time seguiu dando show e fazendo gols. A cada gol a torcida do estádio comemorava e eu comemorava junto, como se estivesse lá. Na seqüência Edílson, Reinaldo e Beto foram fazendo os gols. O São Paulo chegou a esboçar uma reação, fazendo dois gols, mas no fim Edílson fez uma linda jogada, deu um drible da vaca no zagueiro e chutou para a defesa de Rogério. Mas aquele era mesmo o nosso dia e a bola bateu na perna do zagueiro Rogério Pinheiro e entrou. No fim o jogo acabou 5 X 2 e a torcida tinha a certeza do título. Ao mesmo tempo em que via a torcida comemorando, eu também comemorava em casa, gritando, beijando o Manto Sagrado, sentindo aquela alegria que só quem é Flamengo pode entender.

Lembro da emoção de ver todos aqueles torcedores festejando, pulando. Mostrando para todos (e para o desespero de alguns que querem acreditar no contrário) que são tão Rubro Negros quanto um Rubro Negro do Rio de Janeiro. Mostrando também que o Rio de Janeiro foi o Berço do Flamengo, mas hoje sua casa é o Brasil. Aquele jogo me marcou muito. Aquele título representou um título nacional importante depois de 9 anos e levou o time de volta à Libertadores e me emocionou muito.

No jogo de volta o São Paulo ganhou por 3 X 2, mas não adiantou. E a Taça foi mesmo para a Gávea, para a felicidade do estádio lotado de Rubro Negros, mas dessa vez em Maceió-AL (mas poderia ser Manaus, Cuiabá, Campo Grande, Florianópolis, São Luiz, Porto Velho, tanto faz, a Nação estaria lá). E para a festa também dos milhões de Rubro Negros como eu espalhados pelo Brasil todo.

Flamengo 5 x 3 São Paulo
Copa dos Campeões
08/07 - Estadio: Almeidão - João Pessoa - PB
Time: Júlio Cesar, Alessandro, Juan, Gamarra, Cassio, Jorginho, Rocha, Beto, Petkovic(Maurinho), Reinaldo(Fabio Augusto) e Edilson.
Gols: Edilson(2), Reinaldo, Beto e Rogério Pinheiro(contra).


* Warley Morbeck, 28 anos, é administrador de Empresas, morador de São Francisco do Guaporé ( RO), e um dos responsáveis pelo blog http://flamengoeternamente.blogspot.com/

3 comentários:

Flamenguista disse...

amigo assista ao video de apoia a jogadores do fla na reta final.
http://flamengo.clubme.net/espaco-para-opiniao-f1/recado-da-torcida-aos-jogadores-flamengo-2009-t17.htm#20

Cidadão Rubro-Negro [Blog Oficial] disse...

Participe do Natal Cidadão Rubro-Negro. Você pode levar pra casa um Doblò 0km, o pacote Onde Estiver Estarei e uma camisa do Flamengo autografada.

Basta responder a pergunta:

Quantas bolas cabem dentro de um Doblô?

Mesmo se você não acertar em cheio, as 50 respostas que mais se aproximarem da certa ganharão 15.000 FLAs vermelhos.
Ou seja, de uma forma ou de outra você pode ganhar muito.

http://www.cidadaorubronegro.com.br/natal-cidadao-rubro-negro
SRN
Equipe Cidadão Rubro-Negro

Alexandre disse...

Bacana o blog ! depois dá um pulinho lá no meu blog e comenta lá !

Mengão sempre !!!

http://blogdomengao.esporteblog.com.br/