Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O primeiro jogo, a gente nunca se esquece

Eu tentei escapar desse “lugar comum pessoal”. Mas não deu. É a primeira lembrança e a mais forte. Sempre quando me perguntam “qual foi Aquele jogo do Flamengo?” e eu respondo: “o primeiro”.

Deixem-me explicar.

Eu tinha 10 anos, o ano era 1987, e tinha acabado de voltar de uma temporada fora do país. Apesar de já ter sido convidado várias vezes pelo meu pai e meus tios, eu nunca ia ao Maracanã. Preferia ficar jogando bola ou vendo TV em casa. Era criança, né?

Mas aí um dia resolvi ir. Provavelmente pq meus primos também iam. Era a Copa União de 1987, Flamengo x Santa Cruz no Maracanã.
Lembro muito bem de estar na porta esperando um amigo do meu tio e impaciente para entrar. Mas pq? Eu nem sabia como era aquilo. Era flamenguista, mas nem de longe dos mais entusiasmados.

Aí entramos. Há quase 22 anos.

Ficamos atrás de um dos gols e eu sinto até hoje aquele êxtase qndo subo as arquibancadas e começo a ver um pedaço do gramado.

Do jogo me lembro muito pouco. Lembro das comemorações. De xingar um juiz pela primeira vez num campo de futebol e do meu tio me pegando no colo gritando gol.

Lembro da minha apreensão quando eles perdem um pênalti. E de ter ficado olhando todo mundo de pé qndo Zico se preparava para bater aquela falta. Segundos depois eu entendi. Estava atrás do gol e aquela curva nunca saiu da minha cabeça quando se fala em Zico e Maracanã.

Ah sim, eu vi o Zico jogar. E naquele dia ele fez três.


* Luiz Alberto Moura é jornalista, 32 anos, e é gerente de comunicação e ação cultural da filial em Curitiba (PR) de uma multinacional de lojas de produtos culturais e eletrônicos.

http://www.flamengo.com.br/site/conteudo/conteudo.php?id=233

2 comentários:

Jefferson freire disse...

A 1ª vez no maraca a gente nunca esquece, com 3 do zico, nem se fala.

SRN

Luís Eduardo disse...

Meu 1o. jogo no Maraca foi em 1979, então com cinco anos de idade. Palmeiras meteu 4 no Mengão...
Enfim, foi um jogo inesquecível mesmo com a derrota, sem contar que em 1980 o Flamengo devolveu em grande estilo, com uma goleada de 6 no rumo de seu primeiro Brasileirão...
Grande abraço.
"Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo"
SRN, Luís Eduardo
Blog Saudações Rubro-Negras- http://jlwrubronegros.blogspot.com/
Blog SRN no twitter: http://twitter.com/LuisSRN