Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Troféu João Saldanha de 2009




O Troféu João Saldanha é um prêmio concedido à equipe que consegue o melhor desempenho no segundo turno do Campeonato Brasileiro de Futebol. Este prêmio foi criado pelo diário esportivo Lance! em 2004. No ano de 2009 o Flamengo teve uma arrancada fantástica no segundo turno e levou para casa o Hexa, e de quebra levou também o Troféu Criado pelo Jornal Carioca para sua prateleira.

Na Europa, onde os torneios por pontos corridos começaram a ser disputados há mais de um século, os times que terminam o primeiro turno na liderança são celebrados como “campeões de inverno”. Os troféus oferecidos pelo LANCE! aos que alcançam a liderança nas duas metades da competição estimulam o desenvolvimento dessa tradição no campeonato brasileiro.

QUEM FOI JOÃO SALDANHA

Gaúcho de Alegrete, jornalista como poucos, contestador e de fortes opiniões. Técnico de futebol, brilhou à frente do seu Botafogo e classificou o Brasil para a Copa do Mundo de 1970. Era o "João Sem Medo". Mudou-se para o Rio aos 14 anos, jogou bola profissionalmente, fez parte do Partido Comunista...
João Saldanha foi um grande personagem. Em 1957 o Botafogo o contratou para dirigir o time, mesmo sem que ele tivesse experiência na função. Resutado? Foi campeão estadual. Em 1969, topou o desafio de dirigir a seleção mesmo sendo de esquerda num país sob ditadura militar, ou seja, de direita. Foi afastado do cargo antes da Copa e voltou ao jornalismo. Saldanha morreu em 12 de julho de 1990, em Roma, na Itália, onde foi cobrir a Copa do Mundo para a Rede Manchete de Televisão.

http://www.lancenet.com.br/especiais/brasileirao-2008/frio/trofeu.stm

Nenhum comentário: