Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Junior Baiano



Um jogador que até os dias atuais divide opiniões dos torcedores pelos Clubes onde passou, principalmente, do Flamengo. Este é o famoso Júnior Baiano. Zagueiro de muita raça e também de técnica considerável, o atleta alternou bons e maus momentos por onde atuou, mas ficou marcado na história da equipe rubro-negra e do futebol brasileiro.

Medindo 1,92 m de altura, o zagueirão rubro-negro muitas vezes recorria à violência para impor-se sobre os adversários. Mas o zagueiro também possuía certa habilidade com as bolas nos pés, tanto que, em três passagens pelo rubro-negro, chegou a marcar 32 gols em 314 jogos.

Baiano começou sua carreira em 1989, na Gávea. Ficou no Fla por quatro anos, até 1993, quando acertou sua transferência para o São Paulo. Depois, foi para a Alemanha, onde jogou no Werder Bremen, antes de retornar ao time carioca, em 1996. Ficou até 1998 na Gávea nesta sua segunda passagem pelo Clube.

Jogou ainda por Palmeiras e Vasco além de ter atuado fora do Brasil, na China. Mas, voltou à sua casa, onde conquistou os títulos mais importantes de sua carreira: o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. De volta ao Flamengo, em 2005. Esta foi uma temporada que retratou bem sua carreira. Alternou grandes jogos, com segurança na zaga e até marcando alguns gols, com lambanças inesquecíveis, como um gol contra de peito diante do arqui-rival Vasco da Gama, em São Januário. No final do ano, rescindiu seu contrato, e anunciou a aposentadoria, que não viria a se concretizar.

Dois anos depois de rescindir com o Fla, Baiano reapareceu no futebol disputando com boas atuações o Campeonato Carioca de 2007 pelo América, o que despertou a cobiça do Brasiliense que disputaria a Série B daquele ano. No clube de Brasília, Júnior ficou até o final de 2008, quando anunciou sua rescisão para defender o Volta Redonda no Campeonato Carioca de 2009 e também na Taça Rio do mesmo ano.

Júnior, até mesmo pela idade avançada, não conseguiu brilhar pelo Voltaço e jogava o Campeonato Brasileiro de Showbol pelo Flamengo, quando chegou a ser anunciado como reforço do E.C Macapá para a disputa do tardio Campeonato Amapaense de Futebol de 2009. A negociação, porém, involuiu, e Baiano, se sagrou Campeão Brasileiro de Showbol pelo Mais Querido do Brasil.

Nenhum comentário: