Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

domingo, 8 de maio de 2011

Wilsão, o verdadeiro herói do tri



Milhões idolatram Petkovic; muitos acusam de falha o goleiro Élton, à época do Vasco; mas o que poucos, muito poucos sabem, é que um certo Wilson tem participação direta no gol de falta do sérvio, que valeu o tricampeonato estadual em 2001. Às vésperas da decisão, o craque anunciou ao amigo, por telefone, que abandonara a concentração, em São Conrado, e que estava fora da partida por causa de acordos financeiros não cumpridos pela diretoria. Incrédulo, o economista Wilson Pinto convidou Pet para conversar numa pizzaria. Lá, à francesa, ele narrou o sacrifício que um torcedor fazia para guardar R$ 10 para vê-lo jogar, de que o camisa 10 da Gávea transmite esperança.. No fim, o choro de Petkovic e o retorno à concentração para sair da galeria de mortal para imortal com o chute certeiro naquele 27 de maio de 2001.

— Eu não ia jogar. A relação estava tensa (com a diretoria). Liguei para meu amigo, o Wilson, para contar que não ia jogar, por falta de pagamentos. Ele disse: você não joga para diretoria! Joga pela nação.

Economista, Wilson de Souza Pinto, de 56 anos, nem acredita que já se passaram dez anos daquela noite que foi surpreendido com a ligação de Pet e o papel, que, anônimo, assumiria para elevar o camisa 10 à posteridade. Wilsão cutucou a ferida do sérvio: falou da história de Dida, de Zico, e relatou o esforço físico e financeiro que o torcedor do Flamengo faz para ir ao estádio:

— Disse a ele que tem gente que ganha salário mínimo e vai vê-lo. Do sacrifício que cada um faz para ver o camisa 10 do Flamengo. Pedi para pensar na galera. Que se fizesse o gol, ia mudar a vida dele. No final, ele chorou, pegou o carro e voltou à concentração. Graças a Deus, me ouviu.

Morador da Barra, Wilsão lembra ter ficado em casa com a família para assistir àquela decisão. Assim como a imensa parte dos rubro-negros, agarrou-se a esperança apenas quando, aos 43m do segundo tempo, Petkovic ajeitou a bola. Depois, como convidado tão anônimo quanto especial, festejou o tricampeonato estadual ao lado do herói que ele ajudou a construir.

— Foi inacreditável. Quando a bola saiu do pé dele, vi que tinha encaixado. Ele me ligou no final do jogo e fomos para uma churrascaria. O gol não foi sem querer (risos).

É melhor ouvir o Wilsão.

***

Guto Seabra
http://extra.globo.com/esporte/flamengo/wilsao-verdadeiro-heroi-do-tri-1700056.html

2 comentários:

Ivo disse...

Taí uma coisa que não sabia. E pensar que muita gente não acredita que com pequenos gestos podemos provocar uma reação em cadeia gigantesca.. Se aquele papo informal numa pizzaria não tivesse ocorrido jamais teríamos o gol mágico no Pet na conquista do Tri. Naquela época tínhamos o Edmundo Santos Silva como presidente.. Agora entendo porque o Pet reclamava dos acordos financeiros não cumpridos pela diretoria.

Anônimo disse...

Oi ponderante blog , adorei bastante, acho que poderiamos tornar-nos blog palls :) lol!
Tirando as piadas chamo-me Fábio, e à semelhança de ti publico na internet se bem que o tema da minha página é muito diferente deste....
Eu desenvolvo páginas de poker que falam de poker online sem teres de por o teu capital......
Gostei imenso o que li aqui outra vez
Virei aqui mais vezes
Ps:tenho um portugues ruim.