O conceito de Time Nacional, ou de Seleção como queiram, surgiu assim que surgiu o futebol como o conhecemos. As pessoas iam ver os jogos, se sentindo representados por aqueles jogadores, sentindo que realmente era a pátria em Campo. Muitas vezes era a chance de mostrar, na bola, o valor daquele povo. De mostrar aos adversários o quão valente e determinado era um povo. De provar o valor daquela Nação para o Mundo.
Isso era assim. Hoje o que se vê é um amontoado de jogadores com pouquíssima identificação com o povo, a pátria. Vemos jogadores convocados por motivos que vão além de sua qualidade (ou falta dela) futebolística. Vemos jogadores que não fazem a menor questão de representar a pátria. E logo eu acho que toda essa Seleção não representa a pátria. Essa Seleção com seus vários amistosos caça-níqueis, uma Seleção que faz de Londres a sua casa. Essa não é minha Seleção. Não consigo deixar de torcer pelos nossos conterrâneos, mas isso passa longe de ser algo muito importante para mim e para muitos outros.
Minha Seleção de verdade, aquela que representa meu povo e minha "Nação" não veste camisa amarela. Meu time Nacional veste uma vistosa e imponente camisa Rubro Negra. Com o Vermelho e Preto de tanta glórias e de tantos feitos heróicos. Essa camisa mantém sua magia. Essa é aquela que me representa e com quem me identifico. Essa que carrega consigo tantos corações, que nutrem por ela o mais sincero sentimento. Essa se recusa a trair seu povo.
Fica assim então. Na falta do vistoso Manto Rubro Negro em campo, eu torço pela Camisa Amarela, mesmo sem tanta vibração e entusiamo. Meu time Nacional sempre vai vestir a Camisa Rubro Negra.
2 comentários:
Perfeito o texto, até fiquei arrepiada!
#vaipracimadelesmengoooo
Pura verdade. Hj fica dificil torcer por uma selação onde seus jogadores são totalmente "exportados" para o Brasil e encaram a Seleção Brasileira como uma vitrine de mercado, sem garra, sem amor. Isso foi até usado pelo capitão Lúcio em discurso para os jogadores.
Minha seleção veste VERMELHO E PRETO sim.
Postar um comentário