Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

domingo, 20 de maio de 2012

Ser Flamengo É Pura Arte





É uma arte escrever sobre o Flamengo depois de um jogo ruim. Mais arte ainda é ser Flamengo. Muitas vezes o Mais Querido entra em campo e não consegue ao menos fazer o rubro-negro dar um tímido sorriso de Monalisa, já que fora de campo o sorriso não acontece há décadas. Ao contrário, o faz lembrar de uma também famosa e curiosa obra de arte. Estou falando de O Grito - MUNCH, Edvard.

Já disse, aqui mesmo, que o rubro-negro é muito inquieto, não analisa friamente a situação. Mas é claro... Ser Flamengo é ser extremo, é arte, é tudo, menos frio. É, mas alguém precisa ser, principalmente os que escrevem a respeito. Pobres blogueiros rubro-negros... Nem sempre a gente consegue, mas é importante. Estou lidando com a paixão de 45 milhões de pessoas e sempre tento evitar desabafar por desabafar. Acho que seria até egoísmo. Seria? Às vezes acaba acontecendo. Pelo menos pra mim, junto com a palavra 'desistir', 'frio' está fora do vocabulário rubro-negrês, criado pelos nossos seis jovens remadores em 1895 e atualizado em 1912 pelo nosso primeiro ídolo dos gramados: BORGERTH, Alberto.

Entra ano, sai ano e nada muda no Flamengo. Toda essa monotonia deixa o rubro-negro com a cara parecida com uma das mais importantes obras brasileiras. Entediado e sem saber o que virá pela frente. A obra é Abaporu - AMARAL, Tarsila Do. E quem espera também é o próprio Flamengo. Acomodado em seu Mundial e Brasileiros praticamente seguidos, não teve visão profissional ao menos pra construir seu CT em quase 30 anos de disponibilidade do terreno. Neste período, viu outros clubes investirem e conquistarem o mundo e o país sem poder fazer nada. Esperou outro ser Hexa pra correr atrás do reconhecimento de uma das obras mais lindas de sua centenária história: O Tetra - FLAMENGO, Clube de Regatas Do.



Desespero total, medo do rebaixamento e mil culpados pelo mal resultado. Mal começa o campeonato e já ficamos loucos, imaginando o pior. E quem pensa no título é chamado de louco, e aí que o rubro-negro enlouquece mesmo. Conviver com tudo isso e compreender, em meio a muito amor e paixão extrema de uma nação, é uma arte. Por que não? Arte é a expressão dos sentimentos do ser humano, não necessariamente materializada. Cada louco com a sua loucura, cada rubro-negro com a sua fé.

São 116 anos pintando corações de vermelho e preto. Apenas duas cores, mas mil sensações simultâneas, um poço de inspirações pra qualquer artista. E elas variam numa fração de segundos, de um palavrão seguido de um soco na parede a um feliz e gritado abraço de gol no sorriso rubro-negro mais próximo. Qualquer artista ficaria louco. Como representar isso em obras? Não faço ideia, mas talvez os outros 45 milhões de artistas rubro-negros possam responder. E deixando de lado as vibrações ruins, espero que todos sejam autores de mais uma bela obra de arte em nossa história: O Hepta. Sim, sou louco e um dos 45 milhões de artistas.

Saudações Rubro-Negras

********************
CROCE, Renato.

Imagem 2: Edvard Munch com adaptação de FlaManolos

Um comentário:

Anônimo disse...

ME EMOCIONEI. SÉRIO ..