Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Calúnia do Rúbio Negrão



“Eu respeito muito o ator, porque em cinema ele não tem culpa nunca. É sempre o diretor que cuida do resultado, seja na escolha ou na edição.” – Rubens Ewald Filho, crítico de cinema

Facemos (e erremos) de conta que após a sétima arte houvesse uma oitava, e que esta fosse o futebol. E que o diretor fosse o treinador, e os atores, os jogadores, e os torcedores, os espectadores... Bem, acho que vocês já pegaram espírito da coisa. Apenas imaginemos, deixo claro, porque não dá pra pleitear o Alex Silva como o “Nosferatu” do Klaus Kinski, por exemplo. Facemos (e erremos novamente) uma simples analogia entre as duas atividades, apesar de o esporte bretão despertar um tipo de paixão que nem os maiores clássicos cinematográficos ousam revelar.

Pois bem. Mesmo que vocês sejam, como eu, sedentários convictos, facemos (e erremos mais uma vez, caramba!) este breve exercício de imaginação.

Se o argumento do Rubens Ewald Filho estiver correto, Jorginho já representa um vilão na nossa história, em função das recentes e pífias atuações do elenco do Flamengo. A favor do dublê de diretor rubro-negro somente o fato de ele não ter selecionado os “artistas” que está tendo de dirigir. Mesmo assim, história é reprise: quando tudo dá errado, a culpa é dele, e quando dá certo, não é ele quem leva os créditos.

Sejendo cinsero e analfabético, tenho cá pra mim uma teoria: treinador de seleção, meus leais detratores, não tem desculpa. Se entender do riscado, se tiver uma prancheta na mão, e um esquema na cabeça, fará sempre um bonito papel. Podem até me achar um tanto dramático, mas defendo que os convocados pro escrete nacional não devam ser os melhores de cada posição, mas sim aqueles que melhor se adaptem ao conjunto da obra criado pelo treinador. Que, obviamente, sempre pode fazer os cortes que desejar, e que o farto orçamento permitir. E antes que comecem as críticas, esclareço: sempre haverá lugar para o craque, contanto que exista. Atualmente, não vejo nenhum craque brasileiro pronto; apenas grandes promessas em vias de possíveis consumações.

Agora, treinador de clube, não. Treinador de clube acaba trabalhando mesmo é com o que tem. Normalmente, não conta na trupe com qualquer estrela que não seja a sua própria, e precisa ser muito criativo para buscar os ângulos mais favoráveis em atletas coadjuvantes, e que nem sempre aceitam ser enquadrados. Se o time rodar, rodou. Caso contrário, protagonizará verdadeiros fracassos de público e bilheteria.

O cenário perfeito para o Flamengo? O Jorginho ter entrado em cena já na pré-temporada, participando da montagem do grupo, pesquisando, fazendo laboratório, dirigindo, enfim, o show. Mas, como não houve o timing ideal, estamos mal na fita, uma fitinha ainda A, porém, nos últimos anos, de sério romance com a B.

Mesmo assim, mesmo assistindo a verdadeiras comédias-pastelão, ainda nos vejo longe de queimar o nosso filme no nacional, até porque ele ainda nem começou. Mas se não houver uma sequência de boas exibições, como diria o saudoso Mussum, a gente vai acabar é entrando pelo cannes.


Duplex Toc Zen

1 - “Com o Flamengo eliminado no Carioca, gestão atual reativa ‘Projeto Robinho’”: Não confundir com o “Projeto Roubinho” da gestão anterior. 

2 - Pra não ser acusado de sedentário, farei um rápido exercício de futurologia: Se a gestão anterior ainda estivesse no poder, nosso ataque hoje seria Love e Robinho, sim, mas em compensação o Flamengo faliria no fim do ano, isso se não fosse rebaixado antes. Ufa! Cansei...

3 - Meio sem querer, o Carlos Eduardo mostra que há um nível de desprezo superior a simplesmente odiar Botafogo: Chama-se negar fogo.

4 - E o Jorginho Pastor com o Hernane, hein?: Tá pregando no deserto.

5 - “Com esse time, o Flamengo cai”  Zinho: Tem toda razão! Orra, meu! Quem foi o imbecil quem trouxe o Ibson a peso de ouro, Ramon, Renato Santos e Cleber Santana (estes últimos dando um tremendo calote no Avaí), perdeu o Wellington Silva pro FluminenC por puro descaso, deixou alinhavadas as renovações de Léo Moura e Renato Abreu, com direito a aceitar o Adriano ganhando uma grana pra não fazer nada? Tem toda razão, o Zinho!

6 - “Buscando reforços, Wallim mira na Argentina”Comprovando o seu aguçado tino comercial, provavelmente tentará comprar jogadores argentinos por quanto valem, para vendê-los mais tarde por quanto pensam que valem. 

7 - Errei no pay-per-view: Se era pra acompanhar apenas dois times médios disputando o estadual, eu teria comprado logo o campeonato gaúcho ou o mineiro.

8 - “Difícil cobrar quem está com salário atrasado” – Autuori: Que nada. Experimenta só cobrar quem ganha pouco.

9 - Haja coração!: As eliminações de Flamengo e Vasco deixaram o Cariocão muito mais emocionante, porque agora a 1ª e a 2ª colocações estão indefinidas.

2º - Mesmo assim, o mico maior ainda foi o do Vasco: Porque se o Mais Querido não será campeão, o Pequeno Gigante da Colina não conseguirá nem ser vice.

11 - Elenco fraco?: O do Vasco, que é obrigado a usar Dedé, sua reserva moral, como titular.

12 - Primeiro, o Dedé não conseguiu acompanhar a velocidade do Rafinha. Agora, é o René Simões que não consegue acompanhar o raciocínio do Corinthians...: Afinal, o que está havendo com o Vasco?

13 - Enquanto o holandês Seedorf vai, aos poucos, implantando no Botafogo uma versão tupiniquim do carrossel, abro oficialmente a votação para a escolha do nome do novo esquema tático: a) Carrocinha; b) Cachorrel; ou c) Chororel.

14 - Datatrolha: O Corinthians só possui mais torcedores que o Flamengo no segmento mírdia escrotiva paulicha.

15 - “O presidente do Sport Recife, Luciano Bivar, disse em entrevista à Rádio Transamérica da capital pernambucana que pagou comissão pela convocação de Leomar para a Seleção Brasileira em 2000”: Por nada, não. Andei pra esses caras. Só tasquei pra mostrar no que se transformou a aliança entre o Scort e a CBF. Mais detalhes, reais ou não, aqui.





16 - Twitter Cassetadas da semana (em tempo real só em @rubionegrao)

Serve uma gripe? ‏@betovelvet Vou pra academia mesmo caindo um temporal. Quero uma medalha por isso.

Aí o mané pergunta pro malandro "Vai ao banheiro fazer o número 1 ou o número 2", ao que o malandro responde: "Vou fazer um combo".

"4° goleiro corintiano é convocado para Seleção." Depois, quando eu digo que tenho chances reais de disputar a Copa 2014, neguinho encarna.

Não sou chocoólatra. Sou skoólatra.

Alex Silva, vulgo Pirulento.

Esse troço de homem beijar homem na boca nos protestos contra o tal Feliciano tá me cheirando a enrustidos se aproveitando da situação...

"O que cê tá fazendo sentado no colo do Kid Bengala, meu filho?" "Nada, papai, só tô protestando contra o Feliciano..."

Deu no jornal que a cobertura do Maracanã está 95% completa. Assim que estiver 99% também será noticiada no Twitter.

Wallim descartou Kaká porque seria caro, e Gladiador porque não seria reforço.

Jorginho Pastor só foi contratado para combater as igrejinhas no elenco.

Vem cá: esse Certidão Negativa aí que os azuis arrumaram joga nas duas laterais?

Arrumou todas as certidões negativas? Beleza. Agora o Flamengo só tá devendo pra torcida.

"Chamado de transexual, Thiago Silva é defendido por PSG e empresário." Transexual, nada. Ele está apenas protestando contra Feliciano.

"Daniela Mercury assume romance com mulher." Mais uma protestando contra Feliciano.

Vou assistir ao Remo x Flamengo em casa mesmo, porque me recuso terminantemente a sentar no Mangueirão.

Como o futebol na Taça Rio tá mal, o Clube de Regatas do Flamengo vai ver o que consegue arrumar com o Remo na Copa do Brasil.

Remo x Flamengo: 2.500 km até Belém. Quase 4 horas de voo. Ou seja, onde que a Copa do Brasil é o menor caminho pra Libertadores?

1x0: no remo, o Mengão pontifica.

Quando chegarem os 5 reforços prometidos, passaremos a precisar de apenas 6 jogadores.

Sempre na vanguarda, o Fenômeno só saiu com traveco pra protestar contra o Feliciano.

"Rapaz agredido em trem ao abraçar namorado se diz vítima de homofobia." Mentira. Ele estava protestando contra o Feliciano.

"Depoimento de Feliciano será a portas fechadas." E entre 4 paredes, VALE TUDO, viu, Feliciano?

"Ex-BBB Marien é clicada trocando carícias com Mister Universo Brasil 2013." Mais uma protestando contra o Feliciano.

O Arsenal argentino tá com nada. No Independência, o arsenal que bombou mesmo foi o da PM.

Se argentinos não sabem nem ganhar, como vocês esperam que saibam perder?

"Flamengo gasta mais de R$ 170 mil para reforçar time de dirigentes."  @MarluciMartins, auditora independente

"Flamengo gasta R$ 21 mil só com hotel e celular do diretor Pelaipe."  @MarluciMartins, auditora independente

O pior problema de o Vasco chegar ao fundo do poço é que lá não vai ter água.

Agora imagina se o The Strongest se chamasse The Weakest...

Aparentemente, Ibra e Piqué vivem protestando contra o Feliciano...

Acho que o Flamengo tem mais torcida que o Corinthians até em São Paulo, capital.

"Com a cabeça no Flu, Grêmio vence Cerâmica." Não se ufanem, tricoletes, porque ainda é só a cabecinha.

Madruga de sabadão... Noite cálida... Cidade linda... O que deve ter de gente protestando contra o Feliciano por aí...

Agora estou bem mais confiante na Seleção do Felipão: se a Bolívia cruzar nosso caminho novamente, tá phodida!

Botafogo no auge físico e técnico já no início de abril? Ah, com certeza em dezembro vai rolar um rebaixamento básico.

"Corinthians oferece Júlio César, Ramón, Élton e Arão para o Vasco em troca por Dedé." De loucos esse bando não tem nada...

O joelho do Liedson só tá arrebentado porque sempre teve que aguentar muito peso.

Grêmio x Fluminense: juntar tricolores num mesmo estádio é querer trocar a avalanche por um tsunami de proporções a-ter-ra-do-ras.

E apesar de minha estreia no blog Buteco do Flamengo ter me feito ir com mais sede ao pote, nada mais faço.

(Ás do quinta-colunismo esportivo, Rúbio Negrão, vulgo Rubro-Negão Trolhoso, vulgo RNT, é cria dos juniores do blog da Flamengonet, e aceita doações de camisas oficiais novas do Flamengo no tamanho G.)

Um comentário:

Unknown disse...

Kkkkk, muito engraçada essa calúnia.