Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 17 de abril de 2013

O 4 a 1 de Zico no Flu em 1986

Nasci numa família de maioria tricolor e escolhi ser Flamengo por influência de meu tio e padrinho Zé e do filho de dele Zé Luíz, ambos rubro-negros fanáticos. O timaço rubro-negro da década de 1980, tricampeão brasileiro, campeão carioca, sul-americano e mundial também pesou muito na minha decisão. Craques como Zico, Junior, Leandro, Adílio, Andrade, Mozer, Marinho, Nunes, Tita, Lico e Raul me encantavam com um futebol mágico e ofensivo que arrebatou milhões de rubro-negros.

 O Fla-Flu é um clássico especial para mim por essa rivalidade familiar e nesse texto vou recordar um duelo contra o tricolor que marcou minha infância. Zico se machucou seriamente no joelho em 1985 num jogo contra o Bangu e voltou a jogar no ano seguinte exatamente contra o Flu no Campeonato Carioca daquele ano.

No primeiro gol, Zico lançou a bola para Bebeto e voltou para área para marcar de cabeça. Leomir empatou de pênalti para o tricolor. Zico cobrou falta com muita categoria e marcou o segundo gol no segundo tempo. Bebeto fez um golaço e marcou o terceiro e o Galinho de Quintino fechou a goleada numa cobrança de pênalti. Uma partida sensacional em que o Mengão jogou com Cantareli, Jorginho, Leandro, Mozer, Adalberto, Andrade, Sócrates, Zico, Bebeto, Chiquinho e Adílio (Fonte da escalação: www.flaestatistica.com).

Nesse jogo me senti vingada das derrotas para o Flu nas decisões estaduais de 1983 e 1984 e feliz e aliviada por ver o craque e ídolo Zico voltando com tudo numa partida inesquecível para os rubro-negros.



Renata Christovão Bottino

Torcedora rubro-negra desde criança. Graduada em Letras com Habilitação em Tradução Inglês -Português pela PUC-Rio e Mestre em Letras (Literatura Brasileira ) pela mesma Universidade.

Nenhum comentário: