Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Petkovic: o craque sérvio que marcou a história rubro-negra



Petkovic foi um dos maiores jogadores da história do Flamengo. Inteligente e hábil, Pet conquistou a Nação com belos gols e cobranças de escanteio e falta fantásticas e decisivas. Veio para o Mengão em 2000 vindo do Vitória e contribuiu para a conquista do título estadual daquele ano contra o Vasco. Na Taça Rio do mesmo ano, Pet marcou um gol de escanteio no empate de 3 a 3 no clássico contra o rival cruz-maltino (os outros gols do Mengão foram de Reinaldo e Juan).

 Mas no ano seguinte é que o craque sérvio se consagrou. O Flamengo decidiu o título carioca com mais uma vez com nosso eterno vice. No primeiro jogo o rubro-negro por 2 a 1 (gols de Petkovic, dando um chute de primeira após passe de Edilson para o Flamengo e Viola e Juninho Paulista para o adversário). No segundo jogo, o Mengão venceu por 3 a 1. Edílson abriu o placar com um gol de pênalti depois que Cássio foi derrubado na área. Juninho empatou ainda no primeiro tempo. Edílson marcou de cabeça o segundo gol do Flamengo após o drible e o cruzamento preciso de Petkovic. O terceiro gol (o do tricampeonato, já que precisávamos vencer por 2 gols de diferença para ficar com o título) foi marcado aos 43 minutos do segundo tempo numa cobrança de falta magistral de Petkovic no ângulo, à Zico. Lembro que fiquei como uma louca rindo e chorando ao mesmo tempo de emoção e alegria na hora do gol do título do Tetratri.

No mesmo ano, o craque sérvio também brilhou na conquista da Copa dos Campeões. O Mengão disputou o título com o São Paulo em duas partidas muito emocionantes. Na primeira, o Flamengo por 5 a 3. Após a troca de passes entre Gamarra e Reinaldo, Edílson marcou o primeiro gol do jogo. Luís Fabiano empatou para o São Paulo. Reinaldo pôs o Flamengo de novo em vantagem no placar depois de receber um belo passe de Edílson. Beto marcou um golaço, ampliando o placar ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Edílson fez 4 a 1. No entanto, o São Paulo reagiu e diminuiu com os gols de Rogério Pinheiro e Luís Fabiano. Mas o dia era mesmo de Edílson. O Capetinha deu um chutaço, que desviou em Rogério Pinheiro e entrou. No segundo jogo, perdemos por 3 a 2, mas levamos o título graças ao saldo de gols. Kaká marcou o primeiro gol do São Paulo ainda no primeiro tempo. Juan empatou, ao marcar um gol de cabeça, aproveitando a cobrança de falta de Petkovic. Pet marcou um golaço de falta, virando o jogo. Quase no final, França ainda marcou os outros dois gols do São Paulo. Mas não adiantou porque a Taça veio para Gávea.

Depois de passar por clubes como Vasco, Fluminense, Goiás e Atlético-MG, Petkovic voltou a vestir o manto sagrado no Brasileiro de 2009. Numa arrancada espetacular, comandado por Andrade e contando com o faro de gol de Adriano e jogadores como Bruno, Léo Moura, Klebérson, Everton (Juan), Toró, Williams, Pet, Ronaldo Angelim, David (Álvaro) e Zé Roberto,  o Mengão saiu da 14ª posição para a zona de classificação para a Libertadores, derrotando Santo André, Sport, Coritiba, Flu, São Paulo, Palmeiras, Bota, Santos, Atlético-MG, Náutico, Corinthians e Grêmio e empatando com Vitória, Inter e Goiás. Perdeu apenas para o Barueri do fim de agosto até dezembro, quando conquistou o Hexa ao derrotar o Grêmio por 2 a 1. Petkovic foi o craque, o maestro do time (tal como Zico e Junior nos títulos brasileiros anteriores). Imprescindível pela perfeição nas cobranças de falta e de escanteio, pelos passes precisos, pelas jogadas inteligentes e geniais.

No jogo contra o Palmeiras no Parque Antártica, o Pet teve uma atuação extraordinária, marcando dois gols. O primeiro foi um gol de placa: após a tabela com Juan, Pet driblou dois jogadores, trocou a bola de pé e chutou no ângulo de Marcos. O segundo foi um gol olímpico: o craque sérvio cobrou escanteio, Marcos se enrolou e a bola acabou entrando.

No jogo contra o Atlético-MG, Pet repetiu a dose. O Mengão conquistou uma vitória sensacional em pleno Mineirão lotado, honrando a tradição de sempre vencer o Atlético em jogos tensos e decisivos!! Pet marcou um lindo gol olímpico e teve muita raça ao jogar com dor em parte do jogo. Maldonado marcou seu primeiro gol com o Manto, fazendo 2 a 0. O Atlético diminuiu com Ricardinho, pressionou, mas o Imperador fez o terceiro gol de cabeça e garantiu a importante vitória rubro-negra.

Na partida final, Pet também se destacou. Foi um sufoco como sempre acontece em jogos decisivos contra o Grêmio. O Flamengo entrou em campo lento e tenso demais e os reservas do tricolor gaúcho acabaram saindo na frente com o gol marcado por Roberson, aumentando a tensão da maior torcida do mundo, que lotou o Maraca e o coloriu de vermelho e preto. O Mengão empatou com um gol do zagueiro David Braz ainda no primeiro tempo. Precisando da vitória para garantir o título e impedir que o Inter fosse o campeão (já que o Colorado ficaria com mais vitórias se ganhasse do Santo André e o Fla empatasse), o Mengão virou o jogo. O genial Petkovic cobrou o escanteio com perfeição e colocou a bola na cabeça de Ronaldo Angelim, que marcou o gol do título. Quando o juiz apitou o fim do jogo, senti uma felicidade tão grande que gritei e chorei muito para aliviar toda a tensão da semana. Que bom poder gritar: Hexacampeão!!! Que emoção ao ver o Flamengo voltar a campeão brasileiro depois de 17 anos.  Saí da dieta e comemorei com uma deliciosa pizza margheritta.

Muito obrigada, Petkovic, por ter dado tantas alegrias à torcida do Flamengo. Que bom poder recordar todos esses lances mágicos do grande jogador sérvio de alma rubro-negra, um dos maiores meias da história do Flamengo e que merece ter seu nome eternizado na calçada da fama do Maracanã!!

Fontes de consulta:
Filho, Paschoal Ambrósio. 6X Mengão. Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2010.
Júnior, Celso e Vaz, Arturo. Fla-Estatística. Endereço do site: http://www.flaestatistica.com.

Renata Christovão Bottino

Um comentário:

Willyclassicrock disse...

Apesar de ter brilhado no Flamengo, o time do coração do Pet no Brasil é o Vitória e ele nunca negou isso!