Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Andrade: volante e técnico criado na Gávea



Nascido no dia 21/4/1957, Jorge Luís Andrade da Silva, o Andrade, fez história como técnico e jogador do Flamengo.

Andrade foi tetracampeão brasileiro (1980, 1982, 1983, 1987), campeão carioca (1979, 1981 e 1986) sul-americano e mundial (1981) pelo Flamengo. Volante de muita técnica, Andrade fez parte do mítico meio-campo do time fantástico da década de 1980, junto com Zico e Adílio
.
Andrade participou da jogada de dois gols no segundo jogo da final do Brasileiro de 1980 contra o Atlético-MG vencido pelo Flamengo por 3 a 2. O camisa 6 tocou para Zico, que deu um passe lindo para Nunes abrir o placar. Reinaldo empatou. Zico fez um golaço e deixou o rubro-negro em vantagem. Reinaldo empatou de novo. Andrade lançou Nunes, que driblou Silvestre e fez 3 a 2. Andrade ainda salvou um gol do Atlético no fim do jogo após falha da zaga rubro-negra, garantindo a conquista do primeiro título brasileiro da história do Flamengo.

Andrade também se destacou no chocolate de 6 a 0 contra o Botafogo no Campeonato Carioca de 1981. Nunes marcou o primeiro gol rubro-negro. Zico fez o segundo; Lico marcou o terceiro e Adílio decretou a goleada em cabeçada certeira ainda no primeiro tempo. Zico cobrou pênalti sofrido por Adílio e marcou o quinto gol rubro-negro. Andrade fez o antológico sexto gol em um chute de fora da área e emocionou uma geração inteira que sofreu com a goleada do alvinegro pelo mesmo placar ocorrida em 1972.

Na final do Brasileiro de 1987, Andrade deu o passe para Bebeto marcar o gol do título na vitória por 1 a 0 sobre o Inter.

 Andrade conquistou ainda um titulo brasileiro pelo Vasco em 1989.

Como técnico Andrade soube levar um time desacreditado a uma arrancada espetacular e comandar um time que contou com o talento de Léo Moura, Éverton, Ronaldo Angelim, Petkovic, Zé Roberto e a pontaria de Adriano na bela e emocionante conquista do Hexacampeonato Brasileiro de 2009. Andrade assumiu a equipe na histórica vitória por 2 a 1 no jogo contra o Santos na Vila Belmiro. Depois de um primeiro turno irregular, o Mengão saiu da 14ª posição para a zona de classificação para a Libertadores, derrotando Santo André, Sport, Coritiba, Flu, São Paulo, Palmeiras, Bota, Santos, Atlético-MG, Náutico, Corinthians e Grêmio e empatando com Vitória, Inter e Goiás. Perdeu apenas para o Barueri.

A vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio com o Maracanã lotado foi de arrepiar! O Grêmio saiu na frente. O zagueiro David Braz empatou para o Mengão. Petkovic, o maestro do time na caminhada rumo ao título, cruzou a bola com precisão na cabeça de Ronaldo Angelim, que marcou o gol da vitória e fez a alegria da Nação Rubro-Negra!

Só lamento que Andrade tenha sido tão desrespeitado pela Patrícia Amorim. Andrade, a Nação é grata por tudo que você fez pelo Mengão!!!  Espero que você possa comandar de novo o Flamengo!

Fontes:
Filho, Paschoal Ambrósio. 6X Mengão. Rio de Janeiro: Maquinária, 2010.
Rocha, André e Beting, Mauro. 1981: Como um craque idolatrado, um time fantástico e uma torcida inigualável fizeram o Flamengo ganhar tantos títulos e conquistar o mundo em um só ano. Rio de Janeiro: Maquinária, 2011.
Júnior, Celso e Vaz, Arturo. Fla-Estatística. Endereço:http://www.flaestatistica.com/jogadores.html

Renata C. Bottino

Nenhum comentário: