Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 4 de junho de 2013

Raul: experiência e segurança no gol rubro-negro


Depois de uma passagem vitoriosa pelo Cruzeiro, clube onde conquistou uma Taça Brasil, uma Libertadores em 1976 (no ano em que nasci) e nove campeonatos mineiros nas décadas de 1960 e 1970 e se notabilizou pelo uso da camisa amarela, Raul Guilherme Plassmann veio para o Flamengo em 1978, sendo o goleiro titular nas conquistas mais importantes história do clube como o terceiro tricampeonato carioca (1978, 1979, 1979 Especial), 3 Brasileiros (1980, 1982 e 1983), além da Libertadores e do Mundial Interclubes e mais um Campeonato Estadual em 1981.

            Raul foi o primeiro goleiro que vi jogar. Pude acompanhar os últimos anos da carreira deste grande camisa 1 no Flamengo. Foi muito marcante para mim a atuação de Raul na conquista dos Campeonatos Brasileiros de 1982 e 1983. Raul foi decisivo nas difíceis finais contra o Grêmio, fazendo defesas importantes para o bicampeonato brasileiro no ano da Copa do Mundo da Espanha. Zico marcou o gol rubro-negro no empate em 1 a 1 no Maracanã e Nunes marcou o gol do título na dura partida final no Olímpico. No ano seguinte, na grande vitória por 3 a 0 sobre o Santos (gols de Zico, Leandro e Adílio) no segundo jogo da final do Brasileiro, me lembro de um lance curioso. Raul encostado na trave esperando o fim do jogo. Faltava pouco para que o timaço do Flamengo na década de 1980 desse mais uma volta olímpica no Maracanã e Zico se despedisse da Nação. Raul coroou sua carreira com mais um título brasileiro.

            Muito obrigada por tudo que você fez pelo Mengão, Raul! Você marcou a infância de muitas crianças rubro-negras nascidas na década de 1970 como eu. Sinto me feliz por ter visto você jogar.

Fontes:

Nenhum comentário: