Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 24 de julho de 2013

As viradas rubro-negras no Brasileiro de 1982


            A campanha campeã do Mengão no Brasileiro de 1982 foi marcada por jogos épicos.

O timaço campeão do mundo em 1981 estreou no campeonato vencendo o São Paulo de virada no Maracanã. O tricolor paulista fez 2 a 0 com dois gols de Serginho Chulapa, mas Zico diminuiu com um chutaço. Andrade empatou e o eterno camisa 10 da Gávea decretou a virada com um golaço aproveitando passe de Junior.

No jogo contra o Náutico outra reação histórica com a marca de Zico. Leandro abriu o placar, mas o time pernambucano chegou a fazer 3 a 1. Zico cobrou falta e Lico marcou o segundo gol rubro-negro. Após passe de Vítor, Zico empatou e foi decisivo como sempre ao marcar um golaço de falta e dar a vitória ao Mengão.

O confronto contra o São Paulo no Morumbi foi emocionante. Renato fez 1 a 0 para o time paulista. Zico e Adílio trocaram passes e Nunes empatou. O camisa 9 rubro-negro cruzou e Tita marcou o terceiro do Mengão. Tita lançou a bola com perfeição na cabeça de Zico, que fez o quarto gol com categoria. O São Paulo ainda diminuiu com Daryo Perreira e Everton, mas já era tarde.

No jogo contra o sempre temido Alético-MG no Maracanã, Reinaldo abriu o placar para os mineiros, mas Junior cobrou falta de longe, Mozer tocou e Adílio empatou de cabeça. Mozer marcou o gol da virada do Flamengo.

Em jogão no Beira Rio, Junior lançou, Adílio matou no peito e Zicão abriu o placar com um gol de cabeça. O Inter virou, mas o timaço rubro-negro tinha raça e talento para reagir mesmo jogando fora de casa. Em bela troca de passes entre Lico, Adílio e Zico, Reinaldo empatou para o Fla e Vitor marcou o gol da fantástica vitória do Mengão por 3 a 2.

Nas quartas de final, depois de eliminar o Sport (vitória por 2 a 0 com dois gols de Zico no Maraca e derrota por 2 a 1 em Pernambuco com o gol rubro-negro sendo marcado por Leandro), o Mengão encarou o Santos derrotando-o de virada por 2 a 1. O time santista fez 1 a 0 com de Gilberto. Tita empatou no segundo tempo e o zagueiro rubro-negro Marinho marcou o gol da vitória do Flamengo no finzinho da partida. No jogo em São Paulo empate em 1 a 1 (gol de Zico para o Flamengo e de Paulinho Batistole para o Santos).

Na semifinal, o Flamengo enfrentou o Guarani e venceu no Maracanã por 2 a 1 (gols de Zico e Peu). No jogo de volta em Campinas, o Guarani saiu na frente com Jorge Mendonça. Junior cruzou com perfeição e Zico empatou de cabeça. No início do segundo tempo, o Galinho de Quintino chutou de longe e fez um golaço. O camisa 10 da Gávea ainda marcou um gol de pênalti. Jorge Mendonça diminui para o Guarani: 3 a 2.

Depois de todas essas viradas, os heróis rubro-negros ainda tiveram que encarar o Grêmio, que tinha sido campeão brasileiro no ano anterior, na final. No primeiro jogo no Rio empate em 1 a 1 (gols de Tonho para o Grêmio e de Zico para o Mengão), 0 a 0 no segundo jogo e vitória rubro-negra por 1 a 0 na Batalha do Olímpico. Em entrevista na véspera da partida, o Galinho declarou que o Flamengo venceria por 1 a 0, gol de Nunes. Dito e feito. Boca e pés santos. Zico deu o passe para Nunes marcar o gol da vitória e do bicampeonato rubro-negro. Raul fez defesas importantíssimas num jogo muito difícil e o capitão rubro-negro — o artilheiro da competição com 21 gols — levantou mais uma taça, desta vez na casa do adversário, coroando a heroica campanha do melhor time da década de 1980 e da história do Mengão.


Fontes:
Filho, Paschoal Ambrósio. 6X Mengão. Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2010.

Nenhum comentário: