Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Como foram definidos os lados que as torcidas ocupam no Maracanã

A tradição remonta a 1951, ano seguinte à inauguração do Maracanã. Segundo pesquisa realizada pelo jornalista Fábio Grijó, do SporTV, o Vasco teve o direito a escolher o lado em que desejava que sua torcida ficasse por ter sido o primeiro campeão carioca da Era Maracanã. Com o título de 1950, em 28 de janeiro de 51, conquistado na final diante do América pelo time que era a base da Seleção da Copa disputada no Brasil (Ademir Menezes, Danilo Alvim, Chico, Barbosa, Augusto, Maneca, Eli, Alfredo II).

O Vasco decidiu escolher o lado direito. Coube ao Flamengo, por ter a maior torcida, ficar com o lado esquerdo, ganhando também um espaço fixo no estádio.

Em relação a Botafogo e Fluminense, houve um acordo tácito. Os alvinegros passaram a ficar sempre do lado direito, com exceção dos clássicos diante do Vasco. E os tricolores ficaram à esquerda, menos nos Fla-Flus.

Se essa divisão atrás dos gols surgiu já nos anos 50, a separação das entradas dos torcedores é mais recente. Até meados dos anos 90, os acessos das rampas do Bellini e da Uerj não ficavam restritos a uma torcida. Havia uma entrada conjunta nos dois acessos. Para evitar problema maiores, policiais se colocavam na parte central das rampas. E os torcedores se dividiam no final dela. Um grupo ia para a esquerda. Outro, para a direita.

Com o acirramento da tensão entre organizadas, a Polícia Militar decidiu limitar os acessos. Os torcedores do Flamengo passaram a entrar sempre pelo acesso localizado na Avenida Maracanã, marcado pela estátua do Bellini. E os do Vasco deveriam entrar pela rampa situada na Avenida Radial Oeste. Botafoguenses e tricolores mudavam de local conforme o setor que fossem ocupar.

Nenhum comentário: