Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 16 de julho de 2013

Léo Moura: a solução para a lateral rubro-negra desde 2005


            Léo Moura é o meu jogador preferido do elenco rubro-negro atual. Desde 2005, Léo defende o manto com raça e ofensividade na lateral direita do Flamengo, resolvendo o problema da posição que afligiu a torcida em anos anteriores. Léo Moura foi fundamental em muitas conquistas como a Copa do Brasil de 2006, o quinto tricampeonato carioca (2007-2008-2009), o Hexacampeonato Brasileiro em 2009 e  o título carioca de 2011. Gosto muito da raça e dos cruzamentos de Léo Moura, herdeiro da dinastia do magnífico Leandro e do vitorioso lateral Jorginho. Vou destacar alguns momentos da trajetória de Léo no Mengão.

Na conquista da Copa do Brasil de 2006, Léo Moura teve grande atuação. Nas finais contra nosso eterno vice, Léo cruzou com perfeição para Luizão marcar o segundo gol rubro-negro no jogo de ida (Obina abriu o placar com um golaço!). Na grande final, em jogada de Renato Augusto, Léo chutou e Juan pegou a sobra para marcar o gol do título.

Em 2007, o Flamengo decidiu o titulo contra o Botafogo em dois empates eletrizantes em 2 a 2. No primeiro jogo da final, o Botafogo começou vencendo por 2 a 0 (gols de Lúcio Flávio e Dodô), mas o rubro-negro empatou no segundo tempo (gols de Renato Abreu e Souza). Na grande final, o Mengão saiu na frente com Souza, o Botafogo fez 2 a 1, mas Renato Augusto acertou uma bomba de fora da área e empatou com um golaço, levando a decisão para os pênaltis. O goleiro Bruno foi o grande herói da decisão ao defender duas cobranças do time alvinegro e Léo Moura acertou o último pênalti, levando a taça para a Gávea.

Em 2009, Léo repetiu a dose. O primeiro jogo da final do Carioca 2009 foi emocionante: 2 a 2. O Mengão saiu na frente com o pênalti cobrado por Juan, o Bota empatou na cobrança de falta de Juninho, Reinaldo virou o jogo e o Mengão empatou na raça (Willians chutou e Emerson fez gol contra.) O Mengão conquistou o quinto tricampeonato carioca da história vitoriosa do clube (2007-2008-2009), ao vencer o alvinegro pelo terceiro ano seguido. Num jogo emocionante e digno de uma final, Flamengo e Bota empataram novamente em 2 a 2. Klebérson marcou dois gols para o Mengão no primeiro tempo, sendo o segundo um golaço de fora da área, mas o Bota reagiu e empatou o jogo, levando a decisão para os pênaltis. O goleiro Bruno foi o grande herói da final, já que além de pegar um pênalti no tempo normal ainda defendeu duas cobranças do time alvinegro na decisão por pênaltis. Léo Moura acertou a quarta cobrança, fazendo a festa da Nação Rubro-Negra. Assim, o Mengão conquistou seu 31º título carioca e superou o Flu em número de títulos estaduais.

Um momento marcante do Léo Moura na brilhante arrancada rumo ao Hexa em 2009 foi no jogo contra o Corinthians. O Mengão venceu por 2 a 0. Zé Roberto marcou um golaço e abriu o placar. Léo Moura sofreu pênalti e o próprio camisa 2 cobrou e fez o gol que levou o time rubro-negro à liderança na penúltima rodada do Campeonato. No jogo final contra o Grêmio, o Mengão venceu por 2 a 1. O tricolor gaúcho saiu na frente, David Braz empatou. Pet cobrou escanteio e colocou a bola na cabeça de Angelim, que marcou o gol do título.

Outro gol de Léo Moura que ficou na minha memória foi contra o Náutico no Brasileiro de 2008 na única vez que vi o Mengão jogar no Maracanã no último jogo de Renato Augusto com o Manto! Léo Moura abriu o placar, Marcinho marcou o segundo e Klebérson fez o terceiro. Foi muito emocionante ver o Flamengo ao vivo pela primeira vez e ainda referenciar Zico que estava na tribuna de honra, gritando como louca: Zico! Zico! Zico!

Muito obrigada por tudo que você tem feito pelo Flamengo, Léo Moura! Parabéns por todas as conquistas com o Manto Sagrado!

Fontes:

Um comentário:

Anônimo disse...

Depois do que eu vi na última quarta feira, eu prefiro e o Léo Moura, porquê esse Digao e muito rium.