Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Adriano: o Imperador do Hexa

Adriano Leite Ribeiro nasceu no dia 17/2/1982. Estreou no time profissional do Flamengo em 2000, jogou 94 partidas com o Manto Sagrado e marcou 46 gols. Atacante com grande porte físico e frieza na hora da finalização, Adriano fez sucesso no Mengão, na Internazionale de Milão e na Seleção Brasileira tendo marcado gols na final da Copa América de 2004 e da Copa das Confederações de 2005, dando aos brasileiros a alegria de maravilhosos triunfos contra os argentinos.

            Em sua primeira passagem pela Gávea entre 2000 e 2001, Adriano conquistou os títulos cariocas de 2000 e 2001 e a Copa dos Campeões (2001). O atacante foi vendido para a Inter de Milão, clube no qual conquistou a Coppa Italia de 2004-2005 e 2005-2006 e Campeonato Italiano de 2005-2006, 2006-2007, 2007-2008 e 2008-2009, passando a ser chamado de Imperador.

            Jogou pelo São Paulo em 2008 e voltou ao Mengão em 2009, sendo fundamental para a conquista do Hexa, junto com Petkovic, Zé Roberto, Léo Moura, Ronaldo Angelim e o técnico Andrade. Logo na reestreia com a camisa rubro-negra contra o Atlético-PR, Adriano marcou o gol da vitória por 2 a 1. Adriano detonou o Internacional na goleada de 4 a 0 no Maracanã, fazendo três gols: no primeiro demonstrou seu faro de gol, no segundo marcou em cobrança de falta perfeita e fechou a goleada com um gol de pênalti. Emerson fez o segundo gol rubro-negro no jogo que marcou a volta de Pet ao Flamengo.

Na série de vitórias que levou o Mengão rumo ao G4 e ao título, o Imperador marcou gols importantes. Pet deu lindo passe para Adriano driblar a zaga do Sport e abrir o placar. Zé Roberto marcou o segundo após linda arrancada do craque sérvio. Adriano fechou o placar com um gol mortal de cabeça.

A partida contra o Coritiba teve lances antológicos. O primeiro gol, marcado pelo Pet em linda cobrança de falta, me emocionou, me arrepiou por lembrar o gol da conquista do terceiro tri carioca!! Mas o lance mais genial do Pet no jogo acabou sendo o passe lindo e preciso — de cinema —  que o grande craque sérvio deu para Adriano tocar com extrema categoria e habilidade por cima da meta adversária e fazer o segundo gol. Só mesmo um jogador com visão de jogo como o Pet poderia dar um passe perfeito de uma grande distância como aquela assim como só um craque como o Adriano é capaz de finalizar para o gol de maneira tão bela. Adriano e Pet formaram  uma dupla fantástica! Só gênios como Zico, Adílio, Júnior, Sócrates, Kaká, Bebeto e mesmo Romário (entre outros) seriam capazes de fazer jogadas como as do Pet e do Imperador! Willians marcou o terceiro gol com uma bomba de fora da área no ângulo!! Outro golaço para fechar a noite com chave de ouro!

            Outro jogo marcante foi o Fla-Flu do Imperador em 2009. Adriano não perdoou marcando dois gols no Tricolor. Vale destacar também a jogada do Zé Roberto no primeiro gol, o lançamento do Leo Moura no segundo e a raça de toda a equipe em campo num dia de clássico e recorde de público no Maraca! No Campeonato Carioca de 2010, o Imperador arrasou o Flu novamente em virada épica. No primeiro tempo, o adversário vencia por 3 a 1 (gols de Alan, Conca e Cássio para o Flu e Adriano para o Fla). O Mengão reagiu. Vagner Love marcou o segundo gol rubro-negro, Klebérson empatou e o Imperador marcou mais dois gols garantindo a vitória e a festa da Nação.

            No jogo contra o Botafogo em 2009, Adriano fez um gol bem ao seu estilo, ganhando da zaga alvinegra na força e no talento.

            Na grande vitória rubro-negra contra o Atlético-MG  no Mineirão por 3 a 1, Pet abriu o placar com um belo gol olímpico. Maldonado fez o segundo gol rubro-negro. Ricardinho descontou para os mineiros e Adriano fechou o caixão atleticano.

            Contra o Santos, o goleiro Bruno pegou dois pênaltis e Adriano fez o gol da vitória do Flamengo.
            Na partida contra o Náutico, a dupla Pet e Adriano mais uma vez foi decisiva para o Hexa. Adriano participou da jogada do gol do craque sérvio e fez o segundo gol aproveitando passe de Zé Roberto.

            Vendo os vídeos no You Tube para escrever esse texto senti uma saudade danada de ver o Adriano jogando bola e defendendo o Manto Sagrado. Muito obrigada pelo Hexa, Imperador! Espero que um dia você recupere a forma física, ponha a cabeça no lugar e volte a detonar as defesas adversárias.

Fontes:
Filho, Paschoal Ambrósio. 6X Mengão. Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2010.
Júnior, Celso e Vaz, Arturo. Fla-Estatística. Endereço: http://www.flaestatistica.com/jogadores.html

Nenhum comentário: