Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ronaldo Angelim: humildade e amor ao Flamengo


Ronaldo Angelim nasceu no dia 26/12/1975. Estreou com a camisa rubro-negra em 2006. Conquistou a Copa do Brasil no mesmo ano, os títulos cariocas de 2007, 2008, 2009 e 2011 e o Hexacampeonato Brasileiro em 2009.

Zagueiro humilde e leal, Ronaldo Angelim formou grande dupla de zaga com Fábio Luciano entre o Brasileiro de 2007 e o Campeonato Carioca de 2009, arrumando a defesa rubro-negra. Além do quinto tricampeonato da história do Flamengo, a saga se destacou no Brasileiro de 2007, em que, sob o comando de Joel Santana, o Mengão teve uma reação heroica no segundo turno do campeonato, saindo da zona de rebaixamento para o G4, garantindo a vaga na Libertadores de 2008.

Em outra campanha épica no Brasileiro de 2009, contando com a maestria de Pet, a pontaria de Adriano e a serenidade de Andrade no comando da equipe, o Mengão mostrou sua força e saiu do meio da tabela para arrancar para o título, derrotando adversários como Santo André, Sport, Coritiba, Flu, São Paulo, Palmeiras, Bota, Santos, Atlético-MG, Náutico, Corinthians e Grêmio e empatou com Vitória, Inter e Goiás. Perdeu apenas para o Barueri.  

A Nação Rubro-Negra apoiou o time e invadiu o Maraca no jogo final contra o Grêmio. A semana do jogo foi cheia de tensão e expectativa. A partida foi nervosa como a maioria dos confrontos com a equipe gaúcha, que jogou com time reserva e saiu na frente no placar. David Braz empatou, mas o Flamengo precisava vencer para voltar a ser campeão brasileiro depois de 17 anos. Pet cobrou escanteio com perfeição na cabeça de Ronaldo Angelim, que marcou o gol que garantiu o Hexa (1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009). Explosão da maior torcida do mundo! Que felicidade!

Ronaldo Angelim marcou outro gol de cabeça decisivo na semifinal da Taça Guanabara de 2011 contra o Botafogo. Louco Abreu marcou para os alvinegros e o Flamengo garantiu a vaga na final nos pênaltis. O Mengão derrotou o Boavista na final da Taça Guanabara (gol de falta Ronaldinho Gaúcho). O Flamengo conquistou a Taça Rio nos pênaltis após o empate em 0 a 0 na final da Taça Rio na final contra o Vasco, nosso eterno vice, e ganhou o Campeonato Carioca pela 32ª vez.

Muito obrigada por tudo que você fez pelo Mengão, Angelim. Espero que você tenha um jogo de despedida com o Manto! Você merece tudo de bom e todas as homenagens.

Fontes:

Filho, Paschoal Ambrósio. 6X Mengão. Rio de Janeiro: Editora Maquinária, 2010.
Júnior, Celso e Vaz, Arturo. Fla-Estatística.

Nenhum comentário: