Pesquise no Flamengo Eternamente

Pesquisa personalizada

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Obina: o baiano “iluminado”



O atacante Obina jogou no Flamengo entre 2005 e 2010, sendo fundamental na conquista da Copa do Brasil em 2006 e do quinto tricampeonato carioca da história rubro-negra (2007-2008-2009).

Em 2006, o Flamengo conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil. Numa campanha em que se pode destacar principalmente o desempenho de Renato Abreu¾artilheiro da competição com 6 gols ¾ e Léo Moura, depois de derrotar ASA,  ABC, Guarani ,Atlético Mineiro e Ipatinga, o time de maior torcida do brasil enfrentou o Vasco  na final. Jogando com raça, o Flamengo venceu o primeiro jogo por 2 a 0. Obina abriu o placar com um golaço no ângulo e Luizão fez o segundo de  cabeça, após cruzamento perfeito de Léo Moura) Na segunda partida nova vitória rubro-negra  por 1 a 0 (gol de Juan, aproveitando novo passe de Léo Moura), fechando o caixão do nosso maior freguês.

Em 2007, o Mengão venceu o Campeonato Carioca. O Rubro-Negro ganhou a Taça Guanabara, vencendo os vascaínos nos pênaltis na semifinal após o empate em 1 a 1 (gol de Obina, que machucou gravemente o joelho e ficou meses sem jogar) e o Madureira na final. Depois de perder o primeiro jogo por 1 a 0, o Flamengo venceu o segundo jogo por 4 a 1 (dois gols de Souza, um de Renato Augusto  — um golaço — e outro de Renato Abreu. A decisão do titulo foi  contra o Botafogo em dois empates eletrizantes em 2 a 2. No primeiro jogo da final, o alvinegro começou vencendo por 2 a 0 (gols de Lúcio Flávio e Dodô),  mas empatamos no segundo tempo (gols de Renato e Souza ) . Na grande final, o Mengão saiu na frente com Souza, o Botafogo fez 2 a 1, mas Renato Augusto acertou uma bomba de fora da área e  empatou com um golaço, levando a decisão para os pênaltis. O goleiro Bruno foi o grande herói da decisão ao defender duas cobranças do time alvinegro e Léo Moura acertou o último pênalti, levando a taça para a Gávea.

O Mengão venceu a Taça Guanabara de 2008. Depois de derrotar nosso eterno vice por 2 a 1 de virada (gols de Fábio Luciano e Ronaldo Angelim) na semifinal, o Flamengo bateu o Botafogo também por 2 a 1 em um jogo emocionante e marcado por expulsões. O time alvinegro saiu na frente, mas o Flamengo empatou com um gol de pênalti cobrado por Ibson, já que Fábio Luciano foi claramente agarrado na área.  O Fla virou o jogo com um golaço de Diego Tardelli depois de passes de Ronaldo Angelim, Klebérson e Léo Moura. O Botafogo ainda meteu uma bola na trave no fim da partida, garantindo ao Mengão a conquista da taça GB.

O Botafogo venceu a Taça Rio e decidiu o titulo carioca com o Flamengo. O Mengão venceu o primeiro jogo da final por 1 a 0, gol de Obina após jogada de Léo Moura e lindo passe de Tardelli no fim do segundo tempo. No segundo jogo da decisão o Mengão ganhou por 3 a 1. O alvinegro saiu na frente depois do frango de Bruno na cobrança de falta de Lúcio Flávio, mas no segundo tempo, com a entrada de Obina e Diego Tardelli, o Mengo, melhor em campo, virou o jogo. Obina empatou de cabeça após a cobrança de falta de Juan. Em bela jogada do lateral esquerdo rubro-negro, Diego Tardelli desempatou e no fim do jogo ainda deu passe para Obina fazer mais um, coroando o bicampeonato carioca e fazendo com que o Mengão conquistar o 30º título carioca de sua história e se igualar ao Flu em número de títulos estaduais. Fiquei arrepiada ao rever os lances para escrever esta coluna.

 A final da Taça Rio de 2009 contra o Botafogo foi um jogo equilibrado, sendo que o Mengão teve mais posse de bola. O Mengão venceu com o gol contra do zagueiro botafoguense, mas teve muita raça. O primeiro jogo da final do Carioca de 2009 foi emocionante: 2 a 2. O Mengão saiu na frente com o pênalti cobrado por Juan, o Bota empatou na cobrança de falta de Juninho, Reinaldo virou o jogo e o Mengão empatou na raça (Willians chutou e Emerson mais uma vez fez gol contra). O Mengão conquistou o quinto tricampeonato carioca da história vitoriosa do clube (2007-2008-2009), ao vencer o alvinegro pelo terceiro ano seguido. Num jogo emocionante e digno de uma final, Flamengo e Bota empataram novamente em 2 a 2. Klebérson  marcou os dois gols rubro-negros, sendo o segundo um golaço de fora da área!) no primeiro tempo, mas o Bota reagiu e empatou o jogo, levando a decisão para os pênaltis. O goleiro Bruno foi o grande herói da final, já que além de pegar um pênalti no tempo normal ainda defendeu duas cobranças do time alvinegro na decisão por pênaltis. Léo Moura acertou a quarta cobrança, levando a taça para a Gávea. Assim, o Mengão conquistou seu 31º título carioca e superou o Flu em número de títulos estaduais.

Muito obrigada, Obina, por tudo que você fez pelo Mengão!

Fontes:

Nenhum comentário: